Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de dezembro de 2025

Chuva acima da média obriga a abertura de vertedouro da Itaipu Binacional


Por Redação GMC Online Publicado 10/11/2025 às 16h33
Ouvir: 00:00

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é a maior geradora de energia renovável do planeta. As calhas do vertedouro ficam fechadas, mas na última manhã de domingo, 9, a calha da direita é aberta. A abertura é por questão de segurança.

image
Foto: Reprodução

Segundo o gerente do departamento de operações do sistema da Itaipu Binacional, Rodrigo Pimenta, a abertura se faz necessária para poder controlar o nível do reservatório, mantendo dentro dos limites operacionais preservando a segurança da barragem.

“Ao longo da semana tivemos sucesso em aproveitar todo o montante adicional de água que chegou ao nosso reservatório e fizemos o controle aumentando o fornecimento de energia ao Brasil e ao Paraguai. No domingo, não tivemos sucesso devido à baixa demanda”, relatou Rodrigo Pimenta.

Um guia de turismo que apresentava aos turistas a engenharia da hidrelétrica registrou a água do lago de Itaipu transbordando pelo vertedouro. A direção da binacional ainda explicou que a abertura de uma das calhas do vertedouro se deu por causa das chuvas acima da média.

Foram quase dois anos que o vertedouro da Usina Hidrelétrica de Itaipu não era aberto, no dia 13 de dezembro de 2023 foi a última vez que o procedimento foi realizado. O intervalo de 696 dias sem uso operacional do vertedouro é o maior registrado da Itaipu.

O vertedouro foi aberto na manhã de domingo e a tarde foi fechado. A justificativa do procedimento está no uso da energia solar. Somente o lado direito da calha, verteu aproximadamente 700 mil litros d’água por segundo, equivalente a metade da vazão média das Cataratas do Iguaçu.

As informações são da Catve.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação