Câmara de Paranacity encerra ano com aumento de 63% na produtividade

A Câmara Municipal de Paranacity concluiu o ano legislativo de 2025 com a votação de 242 proposições, o que representa um crescimento de 63% em relação às 148 matérias apreciadas em 2024. O volume, que inclui projetos de lei, de resolução, requerimentos e indicações, foi discutido ao longo de 36 sessões ordinárias e 25 extraordinárias.

Levantamento feito pela Diretoria Geral da Câmara mostra que, neste ano, foram votados 63 projetos de lei, 10 projetos de resolução, 111 requerimentos e 58 indicações. Em 2024, foram 56 projetos de lei, 20 projetos de resolução, 29 requerimentos e 43 indicações.
De acordo com o presidente do Legislativo municipal, Leandro Juvenasso, este dinamismo é reflexo de uma gestão mais presente e participativa. “Vejo uma participação muito boa. Acredito que seja maior, até pelo número de presença, sempre discutindo os assuntos”, disse.
Juvenasso destaca a qualidade e a diversidade das matérias que partiram da Casa. Entre as principais conquistas, ele citou a criação da Procuradoria da Mulher, atualmente sob a responsabilidade da vereadora Dra. Franciely, e a aprovação de apoio ao ensino superior e a cursos técnicos, atendendo a uma antiga reivindicação dos universitários, com subsídio do transporte para instituições em outras cidades.
O presidente também enfatizou a regulamentação do vale-alimentação para servidores, uma medida que visa reduzir os afastamentos por atestado e melhorar o desempenho das atividades.
Outro avanço significativo foi o fortalecimento do esporte no município. “A Secretaria de Esporte foi reaberta com um orçamento relevante”, disse. O valor que consta na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a pasta é de R$ 771 mil em 2026.
Juvenasso também mencionou a tramitação do Plano Diretor Municipal, herdado de legislaturas passadas, que está em fase de finalização. “Tentamos ajustar da maneira que nós achamos importante para que realmente melhore o desenvolvimento e o crescimento do município”, afirmou.
Na esteira da modernização, a Câmara investiu na aproximação com o cidadão, com a implementação de transmissão ao vivo das sessões, protocolo digital e a contratação de dois assessores de comunicação e legislativo. “Hoje, a Câmara está muito mais próxima do cidadão, visto pelos números que podem ser medidos por meio das redes sociais, de contato e até de retorno com eles.”
Para o próximo ano, uma das prioridades da Casa é a implementação do Programa Parlamento Jovem Paranacitense, para a promoção da formação política, ética e cidadã de adolescentes do município. “Isso nós consideramos importante porque vai aproximar o adolescente, o jovem, do tema política”, disse Juvenasso.
Outra meta é a realização da Câmara Itinerante, com sessões realizadas nos bairros e distritos. “Nós queremos estar ainda mais próximos da população, ouvindo dela as reivindicações, levando para ela o nosso trabalho e também propondo soluções”, declarou.
No campo esportivo, está confirmada a 1ª Corrida do Urucum, que acontecerá em 8 de fevereiro do próximo ano. As inscrições estão abertas no site www.tvcomrunning.com.br.
Na esfera administrativa, a Casa se dedicará a fazer pequenas correções na recente reforma do prédio, dentro do processo de modernização, e a realização de um concurso público para recompor o quadro de servidores, especialmente nas funções de advogado e contador, uma exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).
Por fim, o presidente reforça a necessidade de um diálogo permanente com o Executivo para impulsionar o desenvolvimento econômico. “Nós precisamos aumentar as opções de emprego, tentar atrair investidores.”
O recesso legislativo teve início em 15 de dezembro, com retorno em 15 de fevereiro de 2026, conforme o Regimento Interno da Casa. No período podem ocorrer sessões extraordinárias e os servidores administrativos permanecem em expediente para atender à população, exceto no recesso compreendido entre 22 de dezembro e 2 de janeiro.
Acompanhe as sessões legislativas da Câmara de Paranacity:
- Presencialmente: às segundas-feiras, com início às 18h30.
- On-line: por meio de transmissão no Facebook, no YouTube e pela Rádio City FM (104,9 MHz).

Câmara de Paranacity reelege Mesa Diretora
A Câmara Municipal de Paranacity reelegeu, em sessão plenária realizada na segunda-feira (16), os vereadores que irão compor a Mesa Diretora em 2026. A chapa vencedora, que obteve seis votos favoráveis, contra quatro da oposição, garantiu a reeleição dos atuais integrantes do comando da Casa.
Foram reconduzidos aos seus cargos os parlamentares Leandro Juvenasso (presidente), Felipe Junior Souza (vice-presidente), Valtemir Novais Siqueira (primeiro-secretário) e Charles Bartelli (segundo-secretário). A chapa opositora foi encabeçada pelo vereador João André Bertão.
Em seu discurso após a reeleição, o presidente enfatizou a importância da união do Legislativo para o trabalho em prol do município. “No início do nosso mandato, nos formamos em uma unidade e deixamos de lado as diferenças que foram durante as eleições municipais. Que nós consigamos desenvolver um trabalho que viabilize não somente essa gestão do prefeito José Cláudio Batista, do Rolão, e do vice Oncinha”, declarou.
O presidente reeleito destacou ainda diálogos com todos os vereadores, inclusive os da oposição, sinalizando um ambiente de cooperação. “Que nós possamos pavimentar as próximas gestões com o trabalho que nós fazemos daqui, sugerindo, cobrando também, além das indicações. Que possamos deixar um caminho tranquilo para todas as novas gestões”, disse.
A nova Mesa Diretora, com mandato até o final de 2026, assume com o compromisso de conduzir os trabalhos legislativos, fiscalizatórios e de representação da Câmara Municipal, buscando o diálogo e o desenvolvimento de Paranacity.

