Escola do Legislativo encerra o ano com mais de 13 mil inscritos e marcas históricas em formação cidadã e qualificação pública

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná encerrou o ano consolidando-se como um dos principais polos de formação, capacitação e aproximação entre o Parlamento e a sociedade. Ao longo de 2025, foram 68 ações formativas — entre cursos, oficinas, palestras e seminários — que somaram mais de 11 mil inscritos e mais de 7 mil participantes, reforçando o compromisso da instituição com a educação legislativa e o fortalecimento das instituições públicas.

Para o diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, 2025 foi um ano de muitos avanços para a diretoria. “É uma alegria olhar para 2025 e ver tudo o que construímos desde fevereiro, quando assumimos a Escola do Legislativo junto com a nova gestão. O principal legado deste ano é o formato que conseguimos implementar, seguindo a filosofia da Mesa Diretora de abrir cada vez mais a Escola para a sociedade”, afirma.
O calendário de atividades foi aberto com o curso Atualizações do Regimento Interno da Alep, voltado aos servidores da Casa. O treinamento inaugurou um ano marcado pela diversidade de temas e pelo crescimento expressivo do público atendido, tanto de gestores públicos quanto de representantes da sociedade civil.
Comentando os projetos realizados ao longo do ano, Jeulliano Pedroso destaca: “Alcançamos mais de 7.500 pessoas qualificadas por meio das nossas ações e parcerias. Chegamos a participantes de mais de 122 municípios, o que reforça o compromisso municipalista que temos buscado consolidar. Também tivemos resultados expressivos em nossos programas: o Parlamento Universitário, o Parlamento Comunicação e todas as iniciativas que tivemos o privilégio de realizar”.
Entre os eventos de maior procura estiveram as palestras “Do planejamento à economia: como implementar energia solar no setor público” e “Captação de Recursos, Prestação de Contas e Normatização para as Organizações da Sociedade Civil e Fundos Municipais”, ambas realizadas durante edições da Assembleia Itinerante em Jacarezinho e em Castro, respectivamente. As atividades atraíram grande número de inscritos, evidenciando o interesse crescente dos municípios por soluções sustentáveis e pelos conhecimentos envolvidos na formulação e execução de políticas públicas.
A Escola também apoiou debates de relevância estadual, como o “Congresso do Fisco Paranaense – Reforma tributária: impactos econômicos e tributários”, e promoveu cursos estratégicos para o cotidiano administrativo, incluindo “Sistema Eletrônico de Informação – SEI”, “Técnica e Processo Legislativo”, “Elaboração de Artefatos de Planejamento das Contratações por meio da IA” e “Emendas Parlamentares: oportunidades de financiamento público”, além de formações especializadas, como o curso “Trâmites e Procedimentos no Tribunal de Contas: da Autuação ao Cumprimento das Decisões” e a palestra “Impactos da Reforma Tributária para os Municípios”.
A área social e institucional também ganhou espaço com mais uma edição do Seminário de Capacitação às Procuradoras da Mulher do Estado do Paraná, reforçando o papel da Assembleia no apoio às políticas de proteção e promoção dos direitos das mulheres. A série de oficinas “A arte é um bom negócio” ampliou o diálogo com o setor cultural, oferecendo ferramentas para empreendedores criativos.
