Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de janeiro de 2026

Projeto de lei propõe ampliar prazo de parcelamento do ITBI em Maringá


Por GMC Poder Publicado 21/01/2026 às 20h15 Atualizado 23/01/2026 às 00h16
Ouvir: 00:00

Tramita na Câmara de Vereadores de Maringá um projeto de lei que pode facilitar o pagamento do ITBI, imposto cobrado quando um imóvel é transferido de uma pessoa para outra. A proposta busca ampliar as condições de parcelamento, ajudando quem está adquirindo um imóvel a organizar melhor suas finanças.

default
default

De autoria da vereadora Giselli Bianchini (PP), o Projeto de Lei Complementar nº 2411/2025 propõe aumentar o número máximo de parcelas do ITBI de 12 para 24 vezes. A medida tem como objetivo tornar o pagamento do imposto mais acessível, especialmente para famílias que realizam a compra do primeiro imóvel ou assumem financiamentos de longo prazo.

Na prática, o imposto continuaria sendo obrigatório no momento da transferência do imóvel, mas o contribuinte teria a opção de dividir o valor em um prazo maior, reduzindo o impacto mensal no orçamento. O projeto também estabelece que o não pagamento de três parcelas mensais consecutivas resultará no cancelamento do parcelamento, com cobrança do saldo remanescente de forma integral e atualizada conforme a legislação vigente.

Antes de ser votada, a proposta ainda será analisada pelas Comissões Permanentes da Câmara. Caso receba parecer favorável, seguirá para discussão e deliberação em Plenário.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC Poder

Bastidores, notícias e análises do poderes. Um espaço mantido pela Redação do GMC Online e colaboradores.