Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de maio de 2024

Exportações de produtos maringaenses tem aumento em comparação a 2023


Por João Pedro Publicado 10/05/2024 às 09h24
 Tempo de leitura estimado: 00:00
pexels-bertellifotografia-19923057-1
Foto: Matheus Bertelli/Pexels

Maringá começa bem o ano, registrando um aumento das exportações em comparação com ano anterior. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a cidade teve um aumento de 17% das suas exportações, esse bom resultado foi puxado pelos bons resultados da soja aumento de 62%, e o açúcar 58%. Outro produto que contribuiu para o aumento das exportações foi o algodão com um aumento acima dos 50%, esses resultados positivos e esperado em todo o estado, a onde a estimativa da safra e de conseguirmos bater recorder na produção. Os produtos do campo sempre estão no topo das exportações da cidade, e assim em várias cidades da região.

Segundo os dados do MDIC, desconsiderando os produtos do agronegócio, a cidade vem se destacando também na exportação de embalagens plásticas, ferros e sucatas, bombas de ar e compressores, entre outras ferramentas, tanto para pintura ou para limpeza de grão e serviços hortifruti. Isso mostra como a cidade nesse ano de 2024 está ampliando as oportunidades de desenvolvimento em setores diferentes da economia, isso acaba gerando mais oportunidade de emprego em diferentes tipos de produção e demandando maior quantidade de pessoas qualificadas trazendo uma maior remuneração para as vagas de trabalho.

Quando olhamos para os produtos que Maringá mais tem importado nesse ano de 2024 vemos uma redução significativa no valor, tivemos até o momento uma redução de 31% nas importações. A linha de produto que mais tiveram impacto foi dispositivos fotossensíveis e transformadores elétricos, essa mudança pode ser explicada por um aumento no dólar ou uma maior oferta desses produtos no mercado nacional.

Outros produtos que os maringaenses tem importado bastante nesse ano são: maquinas de impressão, aparelhos telefônicos, pneumáticos novos de borracha e outros tapetes e revestimentos para pisos (pavimentos), de matérias têxteis, mesmo confeccionados, esses produtos tem liderado as exportações da cidade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação