Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Conheça as principais mudanças das eleições 2022


Por GMC Poder Publicado 19/06/2022 às 22h32 Atualizado 19/10/2022 às 10h40
Ouvir: 00:00

Todo ano anterior ao período eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança uma série de resoluções que vão determinar questões relativas à disputa, tais como propaganda, pesquisas, sistema de votação, entre outras. Estas medidas são debatidas por especialistas para conferir maior segurança e melhor aplicabilidade da legislação eleitoral. Para 2022, confira a seguir os principais pontos de mudança:

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Clique aqui para receber as notícias do GMC Poder pelo WhatsApp

Federações Partidárias

As federações são uma nova modalidade dos partidos se unificarem, porém, com resoluções diferentes das coligações proporcionais. Instituída pelo Congresso Nacional na reforma de 2021, o objetivo é permitir que siglas atuem em conjunto.

No entanto, a principal diferença é o tempo de atuação. O prazo de vigência é indeterminado, mas o período mínimo é de quatro anos.

Votos em dobro

A contagem dos votos em mulheres e pessoas negras também passará por mudanças. Nessas eleições a votação será contada em dobro, mas apenas para distribuição dos valores do Fundo Partidário Eleitoral e destinação proporcional desses recursos às candidaturas de pessoas negras.

Uso do Pix e permissão para shows

Agora a arrecadação pode ser realizada por Pix, ou por meio de eventos musicais com apresentações artísticas.

QR Code

Outra estratégia que tem como propósito dar mais transparência às eleições, é a utilização de QR Code. O código de barras em 2D pode ser escaneado pelos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica.

Horário de votação unificado

Devido a extensão territorial, alguns Estados possuem o fuso horário diferente da capital do país. Por isso, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima, Mato Grosso e Pará terão a votação iniciada uma hora antes.

O objetivo é que o horário de início e encerramento seja unificado ao horário de Brasília, ou seja, assim que os TREs realizarem a captação das urnas e encaminhamento dos resultados, o TSE vai executar de forma única. Dessa maneira não será mais necessário aguardar os resultados das votações nessas regiões.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC Poder

Bastidores, notícias e análises do poderes. Um espaço mantido pela Redação do GMC Online e colaboradores.