Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de maio de 2024

Estou insatisfeito com meu salário!


Por João Ricardo Tonin Publicado 07/03/2024 às 10h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Essa frase é recorrente somente quando temos uma renda relativamente baixa?

Pelo que a notícia “Sonho americano? Após anos de expansão, trabalhadores dos EUA estão infelizes no emprego”, não! Me parece que o trabalhador está muito mais preocupado com a trajetória do seu salário (variação do seu salário no tempo) do que o valor em si.

guy suprised while sitting on yellow pouf chair
Foto: Ilustrativa/Freepik

Então, dar aumentos expressivos nos salários dos seus colaboradores irá mantê-los na sua empresa?

Também não. Me parece que a manutenção dos colaboradores além dos aspectos extra orçamentários (equipe, relacionamento com o líder, ambiente…) tem relação forte com a política de reajustes salariais.

Eu tenho uma leve percepção de que os colaboradores só irão buscar novas propostas de emprego quando a variação salarial de hoje for aquém da trajetória de longo prazo. Caso eles encontrem um salário que esteja acima do salário atual e que pague o custo de oportunidade da troca de emprego (amizades, costumes, cultura…), a empresa perderá colaboradores.

Mas como eu posso medir o custo de oportunidade da troca de emprego de um colaborador? Está aí uma boa pergunta. Eu tenho um chute, grosseiramente seria a diferença de média dos salários do colaborador da sua empresa para a média de mercado (se o colaborador estiver próxima de ser promovido, provavelmente olhará a média de um nível pelo menos acima da sua função atual).

Mas em qual mercado?

Isso dependerá muito da condição atual do colaborador. Jovens, solteiros com baixo nível de bens imobilizados estarão olhando para mercados mais desenvolvidos em regiões mais populosas.

É possível que profissionais que nasceram e vivem na mesma cidade tem uma probabilidade de continuar no mesmo emprego na empresa?

Penso que sim, acredito que a média salarial do colaborador tradicional já deverá estar ajustada com a concorrência local, e que o assédio para os melhores colaboradores esteja em cidades desenvolvidas. Se não há fato novo no ambiente, o jogo continua.

Mas minha empresa já possui médias salariais acima do mercado local, então meus colaboradores não receberão assédio?

Pelo contrário, receberá muito assédio. Teoricamente, o fato de você pagar acima do mercado, garante a você os profissionais mais habilitados localmente. Esses profissionais, por sua vez são muito requeridos em centros mais desenvolvidos.

Posso conseguir as médias salarias por município, setor e função?

Sim, os dados estão disponíveis até 2020 na RAIS. Basta você acessar http://bi.mte.gov.br/bgcaged/, com o login basico e a senha 12345678, e terá os dados de salário, emprego, empresas detalhadamente.

Essas são algumas perguntas e respostas que vieram a minha mente depois de ler essa matéria. Penso que o avanço da ciência de dados ajudará muito na análise do comportamento dos colaboradores.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação