Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2025

Dia da Sobremesa: dicas de doces irresistíveis em Maringá


Por Brenda Caramaschi Publicado 09/10/2025 às 17h44
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2025-10-09 at 17.39.28

Dia 09 de outubro é Dia da Sobremesa, data criada para homenagear a parte mais doce da gastronomia. As sobremesas são o grande desfecho da experiência, quando a gente guarda a última lembrança do sabor de uma refeição, e em Maringá é possível encontrar clássicos açucarados que carregam cultura e atravessam gerações mostrando suas origens e trazendo, ao mesmo tempo, memória e um toque de autenticidade. 

Para adoçar esse dia (e todos os outros que pedirem um docinho), o Marinando preparou uma lista com alguns doces irresistíveis, com alguns sabores daqueles que ficam na memória. 

Pudim de Leite

1-2-1024×575.jpg

De sabor simples, delicado e afetivo, o pudim de leite servido no copo americano ganhou espaço na panificadora Docela a cerca de um ano e se espalhou por vários pontos de venda pela região. É uma sobremesa cremosa e aconchegante, além de ser prática. Vale a experiência. 

Pastel de Belém 

pasteldebelem-640w-450×300

Um clássico português que combina massa folhada crocante com um recheio cremoso à base de gemas de ovos e costuma estar no topo da lista das melhores sobremesas do mundo elaboradas pelo Taste Atlas. Apesar de essa sobremesa estar presente em vários estabelecimentos maringaenses, nossa dica vai para o pastelzinho preparado pelo Portugal em Casa, que fica na Av Herval, bem no centro da cidade, e é uma ótima pedida para degustar no local ou comer pelo caminho quando a vontade de um doce bater. Não esqueça de pedir para polvilhar canela, nele ainda quentinho, para melhorar aindaa mais a experiência.

Sorvete

image-51-8.jpg

Entre as muitas excelentes sorveterias e gelaterias de Maringá, a gente já publicou por aqui uma lista com nossas preferidas, contamos sobre a gelateria maringaense que vai representar nosso país em um campeonato mundial com um sabor surpreendente e trouxemos dica para os que querem ousar na sobremesa, apreciando sabores inusitados.   

Brigadeiro

felippe-lopes-PcU475vki3Q-unsplash-450×300

O doce típico da culinária brasileira é quase onipresente em confeitarias, padarias e, claro, nas festas de aniversário. Entre nossos favoritos na cidade estão os produzidos pela Ana Colli e os da Très Riche .

Cheesecake

WhatsApp-Image-2025-09-13-at-18.32.01-576×1024.jpeg

Uma torta cremosa de queijo feita com cream cheese que pode ser encontrada em versões assadas e frias. A nossa preferida na cidade é a de frutas vermelhas servida no Tribal Casa de Chás, na Avenida Brasil, bem em frente ao antigo aeroporto – uma sobremesa descoberta recentemente que deixou com gosto de “quero mais”. 

Cannoli

Captura de Tela (9)

Vem da Itália a massa doce frita e recheada conhecida como cannoli. Mas a nossa sugestão vem das mãos de ascendência nipônica de Thelma Koyama. No ateliê, que fica na Avenida São Paulo, os cannolis servidos são crocantes por fora e cremosos por dentro, como manda a tradição na confeitaria italiana – o simples feito com perfeição. 

Tiramisu

WhatsApp Image 2025-10-09 at 17.30.51

O sabor também italiano tradicionalmente é composto por camadas de biscoitos savoiardi embebidos em café, cobertos por um creme de mascarpone, gemas e açúcar, mas a fama global trouxe releituras e inspirações, todas, no entanto, mantendo a simplicidade e a elegância que enaltecem o sabor do café nessa sobremesa. Um exemplo de boa adaptação é a choux do mês criada pela confeiteira Ana Boer, carinhosamente apelidada de TiramiChoux – mas o tiramisu preferido dela nos moldes clássicos é o servido no restaurante Bartô, como ela contou no segundo episódio do podcast Brevidades, produzido pelo Portal Marinando (disponível também no Spotify).

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação