Rota dos Cafés Especiais destaca cafés gelados em Maringá

Café tem que ser quente? As cafeterias de Maringá e região garantem que não e apostam em versões refrescantes, leves e criativas para provar que o café especial também combina com os dias quentes de verão.
A partir da próxima semana, entre os dias 20 de janeiro e 28 de fevereiro, Maringá e cidades da região recebem a Rota dos Cafés Especiais – Edição Verão, um circuito gastronômico itinerante que convida o público a descobrir novas formas de consumir café especial durante os meses mais quentes do ano. A iniciativa reúne 20 cafeterias participantes, que oferecem menus exclusivos com bebidas geladas à base de café especial. Promovida pela Rota dos Cafés Especiais de Maringá e Região, a edição de verão foi pensada para aumentar o movimento nos estabelecimentos nos meses mais quentes do ano, as também tem caráter educativo e busca ampliar o repertório do consumidor, aproximando o público de preparos como cold brew, iced coffee, infusões geladas e até drinks autorais com café.

Durante o período do evento, cada estabelecimento participante oferece um menu a preço fixo de R$ 32, que inclui uma comida e uma bebida gelada com café especial, com receitas autorais pensadas para equilibrar sabor, refrescância e experiência. A Rota acontece dentro dos próprios estabelecimentos, distribuídos por Maringá e região. O público pode escolher livremente onde ir, quando visitar e quantas experiências deseja viver ao longo do circuito.
Para Celene Viana, presidente da Rota dos Cafés Especiais e proprietária do Café Semeado, a edição de verão fortalece uma nova cultura de consumo. “A gente sabe que o brasileiro ama o cafezinho quente, mas o café especial gelado abre um universo sensorial gigante que combina perfeitamente com o nosso clima de verão. O festival é um movimento coletivo que une os estabelecimentos de Maringá e região para mostrar essa versatilidade, com técnicas e receitas pensadas para o frescor”, afirma. Segundo ela, no preparo gelado o café especial ganha ainda mais destaque sensorial. “O café especial brilha muito no preparo gelado. A acidez positiva, que lembra frutas cítricas, fica muito mais vibrante e refrescante. Como trabalhamos com grãos selecionados e torras precisas, a doçura natural do grão se destaca, permitindo bebidas equilibradas sem a necessidade de açúcar. Notas de frutas amarelas, vermelhas ou toques florais saltam muito mais no paladar em temperaturas baixas, especialmente em métodos como o cold brew ou o iced coffee. Teremos desde criações clássicas até receitas exclusivas”, detalha.
A coordenadora do evento, Aletheia Hori, proprietária da cafeteria Cheirin Bão, do Akash Mall, destaca que a Rota acompanha tendências internacionais. “Eu morei no Japão por algum tempo e consegui visitar alguns países da Ásia e a gente já percebe que o café gelado é tradicional, é normal entre eles. Durante o inverno se consome quente e durante o verão se consome ele gelado. Estados Unidos também, Europa, já tem muito essa cultura. No Brasil, as pessoas estão começando a procurar”, comenta.

Segundo Aletheia, a proposta do festival surgiu também para movimentar o setor em um período tradicionalmente mais tranquilo para as cafeterias. “A Rota vem para mostrar que dá, sim, para frequentar cafeterias mesmo no calor, com opções que harmonizam tanto com doces quanto com salgados”. Ela ressalta ainda que cada menu segue uma regra básica: utilizar exclusivamente café especial. “Não é qualquer café. A qualidade do grão é essencial para que a bebida gelada funcione bem”, reforça.
Além de movimentar o comércio local, a Rota dos Cafés Especiais – Edição Verão contribui para o fortalecimento do turismo gastronômico, incentivando moradores e visitantes a circularem pela cidade e região, conhecendo novos espaços e propostas. A expectativa da organização é que o festival passe a integrar o calendário anual da Rota, mostrando que o café especial pode estar presente em qualquer estação. “É um projeto pensado para crescer e se repetir todos os anos, acompanhando uma demanda que só aumenta”, conclui Aletheia.
Participam da edição verão 2026 os seguintes estabelecimentos:
- Cheirin Bão – Akash Mall
- Marmellata
- Le Petit Café
- Café Dalí
- Café Tamura
- Petit Gatô
- Mais1.Café – Santos Dumont
- Doces Cacau
- Mott
- Vilhenus
- Thelma Koyama
- Adore Brigaderia
- Deriva Café
- FicaLeve
- Flor Café
- Assucar
- Empório Coisas de Minas
- CB To Go
- Calvary Café
- BeCafé by Almadena
Serviço
Rota dos Cafés Especiais – Edição Verão
📅 De 20 de janeiro a 28 de fevereiro
📍 Maringá e região
💲 Menu a preço fixo: R$ 32
☕ Inclui: 1 comida + 1 bebida gelada com café especial
📲 Informações e lista completa:
Instagram: @cafesespeciaismaringa
Site: cafesespeciaismaringa.com.br
