Tá na moda: Pistache ganha espaço nos cardápios de docerias maringaenses
Com a chegada do fim de ano, receitas tradicionais têm incluído o ingrediente em novas versões. Várias docerias e padarias têm apostado em panetones recheados com pistache – mas há quem garanta que esse sabor veio para ficar e vai continuar marcando presença em várias outras delícias.
A castanha de origem asiática de sabor delicado, amendoado, e com a inconfundível cor verde, é matéria-prima em alta na gastronomia. O destaque para o ingrediente começou há alguns anos, mas em 2023, a confeitaria maringaense parece ter apostado com ainda mais força nas receitas feitas com pistache.
Há quem use o ingrediente in natura. Outros, apostam em pastas saborizadas, principalmente para baratear o produto, já que o pistache não é produzido no Brasil e tem que ser importado de países como Estados Unidos, Irã, Turquia, China e Síria. Mas é inegável que o sabor verdadeiro do pistache aparece muito mais em receitas artesanais.
A moda do pistache ficou ainda mais visível agora em dezembro, com a oferta de panetones recheados. A versão trufada, com recheio cremoso, que até 2022 aparecia com sabores como brigadeiro, creme de avelã e geléias de frutas, agora também ganhou os tons verdes do pistache na maioria dos lugares que oferecem a iguaria. É o caso da Brioche Crocante, padaria maringaense que já ganhou vários prêmios nacionais de panificação e confeitaria. A Chef boulanger, Fernanda Cathcarth, que está a frente do empreendimento, diz que sempre foi apaixonada pelo ingrediente – tanto que sua tartaruga de estimação se chama “pistache”. Esse ano, ela apostou no sabor nos panetones e em uma palha italiana.
Fotos: Brioche Crocante
A chef confeiteira Beatriz Bicudo também apostou forte no sabor do pistache para o natal – além do panetone recheado, os clientes podem comprar potinhos de brigadeiro de pistache para colocar em diferentes receitas ou comer de colher. Ela abriu a doceria que leva seu nome no início do ano e, em dezembro, apostou em carrinhos com as delícias natalinas em versões para presentear em dois shoppings da cidade. Mas é só na loja, que fica na Avenida Pedro Taques, que os clientes conseguem explorar todas as possibilidades que o ingrediente oferece: por lá tem bolos, doces e até um capuccino feito a base de pistache.
Fotos: Beatriz Bicudo
Ana Flávia Boer, que acabou de inaugurar sua confeitaria artesanal, também tem o ingrediente como um dos carros chefes entre os sabores mesmo antes, quando vendia por encomenda suas choux, receita francesa que lembra uma éclair, a famosa bomba, mas tem outro formato, mais arredondado. O pistache tem aparições fixas no cardápio sazonal e está entre os recheios mais procurados na casa. A combinação com o chocolate 54% também faz sucesso em um bolo feito por encomenda, mas que pode ser degustado em fatias quando está na vitrine.
Fotos: Ana Flávia boer
Essa noz verdinha ainda é usada em cookies (o do Caramell Cookies and Pies é uma delícia!), em gelatos (os da Trés Riché, Giadore e Borelli são excelentes opções), e no que mais a imaginação mandar!
A versatilidade do pistache está sendo reconhecida na gastronomia local. Quem é fã, está aproveitando. E quem nunca provou, tem a chance de escolher entre muitas possibilidades que vão além do sorvete para conhecer o ingrediente.