Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de maio de 2024

Investir em projetos culturais agrega benefícios a todos os envolvidos


Por No Plural Publicado 27/10/2020 às 12h51 Atualizado 19/10/2022 às 13h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Pixabay

A responsabilidade social e fiscal ganhou força nos últimos anos e entra no planejamento estratégico de muitas empresas. E com o objetivo de desenvolver a cultura, as leis de incentivo fiscal permitem às empresas fazerem parte e investirem no mercado artístico e cultural, gerando benefícios para todas as partes envolvidas. Por meio de renúncia fiscal, empresas fomentam a cultura com projetos como peças de teatro, musicais, documentários, oficinas de formação, literatura, dança e pintura, entre outras ações.

O maior ganho está em oferecer oportunidade para a população, que passa a desfrutar de ações artísticas e culturais gratuitas ou à preços populares, ao mesmo tempo em que produtores e artistas adquirem meios para desenvolverem seus projetos. Além disso, atrelar a marca à ações criativas, como essas, agregam valor a empresa e muitas vezes melhoram a maneira como ela é vista pela sociedade. E o retorno não para por aí, a cidade é impactada positivamente com a movimentação econômica em função da realização dos projetos.

O Instituto Cultural Ingá (ICI) atua como interlocutor nesse diálogo entre empresa e projeto, apresentando oportunidades e soluções. Trata-se de uma agência de fomento quase que única com este modelo em todo o país. De acordo com o consultor sênior do ICI, Alan Gaitarosso, o marketing cultural não pode ser somente uma estratégia. É importante que os valores da empresa estejam alinhados ao projeto.

“As empresas precisam de direcionamento para entender qual projeto mais se alinha aos seus propósitos. O ICI recomenda, sempre, que os empresários conheçam de fato o projeto, o público, as ações, quem está sendo proponente, enfim. Não é apenas investir, é entender que a marca estar atrelada ao projeto é uma forma de abraçar a cultura local, é se engajar aos objetivos do projeto. Isso dá mais força ao cenário e cria sinergia entre as partes”, afirmou.

O ICI trabalha para fomentar a cultura fortalecendo a economia criativa da região, apoiando ações que impactam positivamente a vida das pessoas, gerando criticidade e oportunidades. Conheça os projetos apoiados pelo Instituto Cultural Ingá.

Se sua empresa ainda não faz a destinação de recursos por meio da renúncia fiscal, entre em contato com o ICI e receba a consultoria gratuitamente. Contato: (44) 3025-9595 ou (44) 3025-9625.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação