Conheça hábitos saudáveis que ajudam a controlar a pressão alta
Popularmente conhecida como pressão alta, ela atinge grande parte da população e nem sempre tem origem conhecida. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é quando a pressão arterial se mantém persistentemente elevada.
Diferente da “pressão baixa”, que causa mal-estar e vertigens, a alta pode permanecer assintomática por anos e de uma hora para outra a pessoa sofre um acidente vascular encefálico (AVC) ou ataques cardíacos fatais.
A hipertensão arterial (HAS) que não é tratada pode levar ao surgimento de doenças degenerativas, insuficiência cardíaca, doença renal e cardiovasculares. Por este motivo, quer você apresente sintomas ou não e, mais ainda se tiver histórico familiar, procure um médico cardiologista e faça check-ups anuais pois a HAS é facilmente detectada e controlável.
O tratamento muitas vezes é farmacológico, mas a mudança de estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis são adjuvantes muito importantes e muitas vezes eles resolvem o problema sem a necessidade do uso de um medicamento.
Pressão alta? O que pode contribuir positivamente para o controle de sua hipertensão arterial?
- Se você é sedentário está na hora de começar a fazer exercícios físicos pelo menos 4 vezes por semana;
- Beba água na quantidade adequada para você;
- Se fuma? Melhor parar;
- Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas também é importante;
- Se está com sobrepeso ou obeso está na hora de procurar ajuda profissional;
- Prestar atenção na quantidade de sal na comida e de sódio adicionado em alimentos ultraprocessados é importante. Para isso leia os rótulos dos produtos e escolha os que tem menor teor de sódio. Despreze a água da embalagem e enxágue os alimentos enlatados;
- Opte por uma dieta onde prevaleça o consumo de comida de verdade composta por frutas e hortaliças, queijos brancos com baixo teor de gordura, leite desnatado, cereais integrais (arroz, aveia e quinoa), consuma azeite de oliva e oleaginosas (castanhas) com moderação e carnes brancas e magras tais como peixe e frango.
- Evite carnes processadas (bacon e carne seca), embutidos (presunto, mortadela, salame, salsicha), enlatados, queijos amarelos (prato, provolone, gouda) e alimentos ultraprocessados tais como temperos prontos, salgadinhos, batatas chips, nuggets, hamburgueres, lasanhas e pizzas prontas (essa gôndola do supermercado você pula kk).
Nossa, mas assim não sobra nada? Sobra sim. Com a ajuda de um nutricionista você poderá ter um cardápio balanceado, adequado e saboroso. Com o acompanhamento desse profissional você até pode dar uma escorregadela, mas ele estará sempre a seu lado para corrigir o percurso e minimizar os danos.
Miriam Ferro – Nutricionista
Nutrição Vegetariana e Vegana
Saúde da Mulher
miriamferro.nutri@gmail.com
@miriamthelma