Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de maio de 2024

Vale a pena trocar o açúcar pelo adoçante? Entenda


Por Miriam Ferro Publicado 24/11/2023 às 08h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os alimentos possuem componentes que nos trazem sensação de equilíbrio e prazer. O consumo de doces, com certeza, é o campeão no quesito prazer. Hoje, sabemos que a alta ingestão de açúcar traz vários problemas para a saúde, tais como doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2 (DM2), mas, o principal deles, é a obesidade nos diferentes ciclos da vida.

image-55-4
Foto: Freepik

Consumimos altas doses de açúcar, sem prestar muita atenção, em sobremesas caseiras e industrializadas, molhos prontos, bebidas industrializadas, sucos e chás caseiros adoçados. Essa elevada ingestão aumenta (e muito) o valor calórico de nossa alimentação diária. O consumo de açúcar não nos traz benefício nenhum, somente calorias vazias sem nutrientes.

Tchau, açúcar: Como viver sem o açúcarzinho diário?

Começando reduzindo seu consumo devagar, adotando novos hábitos, substituindo por adoçante, experimentando o doce natural dos diferentes alimentos.

Os adoçantes são compostos químicos não nutritivos, com alta capacidade de adoçar e baixo valor energético. Evidências científicas mostram que a troca de um pelo outro pode ajudar no controle da obesidade e contribuir com o dia a dia de pacientes com diabetes tipo 2 e fazer bem a todas as pessoas de modo geral.

Sacarina, aspartame, acesulfame, stevia, xilitol, eritritol, enfim… a oferta é grande.Escolha o que melhor se adapta ao seu paladar, mas saiba que o consumo não é livre, existe uma quantidade máxima de ingestão diária que varia de acordo com o produto escolhido, o aspartame por exemplo é de 40 mg/kg de peso corporal/dia.

O ideal é não consumir açúcar e adoçante. Se conseguirmos reduzir o uso diário de açúcar e o moderado de adoçante já teremos resultados benéficos. Abaixo, algumas sugestões para ajudar a controlar a vontade de consumir doces sem usar adoçante.

  • Quando as frutas são grelhadas na churrasqueira ou em panelas antiaderentes ou “esquentadas” no micro-ondas seu açúcar se potencializa e podemos consumi-las com um pouco de canela (que aumenta a sensação doce) ou com uma mistura de iogurte, mel e raspas da casca e um pouco de caldo de frutas cítricas como laranja e tangerina (amo essa calda e uso em várias preparações).
  • O uso de whey protein em algumas preparações com frutas e chocolate meio amargo ajudam também.
  • Mel, néctar de coco, agave nessa ordem do menos para o mais calórico adicionados em frutas, saladas de frutas e sobremesas sem açúcar é muito gostoso.
  • A nova lei aprovada e em vigor sobre a rotulagem de alimentos nos auxilia a fazer boas escolhas pois a alta adição de açúcar está estampada na frente das embalagens em destaque.

Curiosidade:

100g de açúcar refinado/cristal = 387 cal.
100g de açúcar mascavo = 376 cal.

Se você for obeso e/ou diabético e tiver compulsão alimentar procure a orientação e acompanhamento de um nutricionista que lhe ajudará a viver melhor e com saúde.

Miriam Ferro – Nutricionista
Nutrição Vegetariana e Vegana
Saúde da Mulher
miriamferro.nutri@gmail.com
@miriamthelma

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação