Seis conselhos que uma pessoa com doença celíaca precisa ouvir na visita ao nutricionista
Em um artigo anterior falei sobre algumas doenças que quando diagnosticadas modificarão nossas vidas para sempre, a doença celíaca é uma delas.
A doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten (proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e seus derivados) que afeta o intestino delgado causando atrofia da mucosa do intestino interferindo na absorção adequada de nutrientes, minerais e água.
Embora tenham sintomas semelhantes a intolerância ao glúten e a doença celíaca não são a mesma coisa. A intolerância é a incapacidade do organismo de digerir e metabolizar um alimento ou parte integrante dele. A doença celíaca é uma alergia alimentar. É genética, uma resposta do sistema imunológico ao consumo do glúten.
Alguns dos sintomas são diarreia, dor de cabeça, cansaço, barriga inchada, excesso de gases. O diagnóstico deve ser feito por um médico (gastro ou clínico geral) e o tratamento deve ser acompanhado por um nutricionista que orientará a dieta e a necessidade ou não de suplementação.
Seis atitudes importantes que um celíaco precisa tomar e nas quais a nutricionista é especialista em orientar.
- 1- Fazer DIETA e seguir a dieta.
- 2- Ter conhecimento do que é ou não permitido consumir.
- 3- Moderação. Ao substituir os proibidos pelos permitidos nas receitas tais como fécula de batata, tapioca, farinhas de arroz e grão de bico, amido de milho, fubá, mas fazer com cuidado já que esses alimentos são mais calóricos, com alto índice glicêmico e pobre em fibras o que aumenta a glicose no sangue e pode promover ganho de peso e diabetes.
- 4- Cuidar da contaminação cruzada evitando uso de utensílios domésticos que tiveram contato com preparações com glúten.
- 5- Ler todos os rótulos seja de alimentos, bebidas e remédios já que muitos contém glúten em sua composição.
- 6- Varie a alimentação incluindo frutas e hortaliças para minimizar os riscos de desenvolver sensibilidades secundárias (comum em celíacos) e garantir o aporte de todos os nutrientes necessários
- Importante: A aveia não contém glúten, mas é um produto que em seu beneficiamento pode ser contaminado por ele então se certifique, através do rótulo, que ela é segura para celíacos. No entanto alguns celíacos podem apresentarem reações adversas a proteína da aveia portanto o acompanhamento nutricional é muito importante.
Miriam T. Ferro Barros – Nutricionista
Acompanhamento Nutricional
Saúde da Mulher
Acompanhamento Nutricional para Vegetarianos e Veganos
e-mail: miriamferro.nutri@gmail.com
@miriambarros_ nutri
Whats App: 44-98403-3996