Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de maio de 2024

Saiba o que a deficiência de vitamina B12 pode significar para sua saúde


Por Miriam Ferro Publicado 08/11/2023 às 11h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quem já ouviu parentes e amigos reclamarem que a memória está ruim, que a concentração está péssima, que andam “avoados”, esquecidos, com problemas de atenção, cansados e, justificam todos esses sintomas como sequela do Covid-19? Pode ser, mas saiba que esses também são indícios de deficiência de vitamina B12.

image-17-12
Foto: Freepik

Quando os níveis de B12 estão baixos, os primeiros sintomas percebidos são os do sistema neurológico e depois o hematológico. Em adultos está associada a uma série de problemas tais como: risco de demência, doença de Alzheimer, redução da capacidade de concentração, memória e atenção, depressão, degeneração macular, problemas de audição, anemia megaloblástica, hiperpigmentação da pele, secura e inflamação da língua, fadiga, redução do apetite e risco de diabetes gestacional entre outros.

Leia mais dicas de Nutrição e Saúde aqui

Manter os níveis adequados de vitamina B12 no organismo depende mais do metabolismo individual do que da opção de dieta já que, tanto em onívoros (quem consome proteína animal) como em vegetarianos e veganos ela pode apresentar índices abaixo dos indicados. No entanto, em uma dieta vegana, a vitamina B12 merece especial atenção já que é o único nutriente não encontrado no reino vegetal.

Por que a insuficiência de vitamina B12 depende mais do metabolismo do que da opção de um tipo de dieta?

Porque ela é liberada dos alimentos quando entra em contato com o ácido do estomago. Após sua liberação ela se une ao fator intrínseco e segue para sua absorção que ocorre no final do intestino delgado. Portanto, pessoas com anemia perniciosa, por exemplo, não produzem o fator intrínseco consequentemente absorvem somente 1% do total da vitamina B12 ingerida.

Outras causas que podem produzir redução da produção de fator intrínseco ou redução de sua absorção ligada ao fator intrínseco são By-pass gástrico (bariátrica), supercrescimento bacteriano intestinal, doença inflamatória intestinal e outras.

Por este motivo, tanto pessoas que consomem proteína animal como vegetarianos e veganos podem apresentar deficiência dessa vitamina.

Onde encontrar a vitamina B12?

As únicas fontes confiáveis de vitamina B12 são carnes, ovos e laticínios e alguns alimentos fortificados. Algas, cogumelos espirulina, nori, produtos fermentados como missô, tempeh, chlorella e leveduras nutricionais não fortificadas são fontes análogas de vitamina B12 que não suprem, conforme pesquisas, o aporte necessário para pessoas que optam pela alimentação vegana.

Garantir o patamar adequado de vitamina B12 é imprescindível para a manutenção da saúde, mas a atenção deve ser redobrada caso você seja vegano. O consumo de alimentos enriquecidos com vitamina B12 podem auxiliar na manutenção de seus índices adequados no organismo, no entanto no caso de deficiência já estabelecida a suplementação oral diária é hoje a mais indicada mesmo na presença de complicações metabólicas. Portanto exames laboratoriais periódicos e acompanhamento nutricional são muito importantes para mensurar as taxas de B12 no organismo e a necessidade de suplementação.

Miriam Ferro – Nutricionista
Nutrição Vegetariana e Vegana
Saúde da Mulher
miriamferro.nutri@gmail.com
@miriamthelma

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação