
Iniciativa da PRC e da Ecosystems integra o projeto Cidade Aruna Maringá e vai conectar atores públicos, privados, ICTs e pesquisadores em um ambiente aberto para o desenvolvimento de soluções urbanas. A apresentação aconteceu durante o primeiro dia do Smart City Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha.
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp.
O maior evento global sobre smart cities marcou a apresentação de um projeto inédito na América do Sul: um HUB de inovação vocacionado ao desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes. A iniciativa é parte do Cidade Aruna Maringá, empreendimento de alto padrão da incorporadora PRC que promete redefinir o conceito de urbanismo em uma cidade referência em planejamento urbano – e que conta com um dos melhores IDHs do país. Dentro da apresentação do Cidade Aruna, também esteve em destaque o Office Cidade Aruna, o primeiro edifício corporativo de alto padrão dentro de um ecossistema, que conta com diferenciais que impulsionam sua jornada, como arquitetura contemporânea e ambientes integrados com o verde, estrutura planejada para produtividade, e um espaço que valoriza seu nome, sua marca e sua trajetória. Esse empreendimento terá lançamento oficial de vendas no dia 03 de dezembro.
Durante o Smart City Expo World Congress 2025, realizado em Barcelona (Espanha) em novembro, o HUB Cidades foi apresentado a uma comitiva de empreendedores, incorporadores e lideranças municipais, reforçando o papel de Maringá na nova geração de territórios inteligentes do Brasil.
Concebido e operado pela Ecosystems Builders, o HUB surge como uma peça-chave no projeto para aproximar o que muitas vezes se desenvolve de forma desconectada: planejamento urbano, mobilidade, tecnologia e a vida em comunidade, reunindo atores públicos e privados, pesquisadores e instituições de ensino, sob os preceitos de inovação e sustentabilidade. Neste ambiente, startups, universidades e empresas irão cocriar soluções para temas de grande relevância para as cidades, como: mobilidade, energia, sustentabilidade, conectividade e bem-estar urbano, dentro de um ecossistema planejado que extrapola os limites do empreendimento e conecta o território à cidade e à economia do conhecimento.
“O HUB Cidades nasce para projetar Maringá no mapa global da inovação urbana e representa um novo modo de pensar e viver as cidades. Será um ambiente de experimentação e de aprendizado contínuo, onde ideias se transformam em soluções e o conhecimento se converte em qualidade de vida. É um movimento pioneiro que conecta o mercado imobiliário à economia do futuro e reafirma o papel de Maringá como cidade-laboratório de inovação e sustentabilidade”, destaca Raphael Ferreira, diretor da PRC.
A escolha de Barcelona como ponto de partida para o HUB Cidades é simbólica. Nas últimas décadas, a capital catalã redefiniu o conceito de cidade inteligente, transformando-o em um instrumento de desenvolvimento econômico, social e cultural. Como destaca Jean Vogel, CEO e fundador da Ecosystems Builders, essa visão passou a direcionar políticas públicas e se tornou uma marca da cidade, que hoje é um polo global de atração de talentos e qualidade de vida.
“Esse modelo, que une estratégia territorial e inteligência coletiva, inspira a criação do HUB Cidades como um espaço que repensa a própria forma como vivemos, planejamos e transformamos nossos territórios. Tecnologia é apenas um componente nesse ecossistema”, afirma Vogel, que liderou iniciativas de Ciência, Tecnologia e Inovação em Santa Catarina, foi diretor executivo do Ágora Tech Park e atualmente preside a Câmara de Smart Cities da FIESC.