Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Chuva causa estragos em Maringá; Inmet emite alerta laranja para tempestade


Por Ivy Valsecchi Publicado 10/10/2022 às 20h36 Atualizado 20/10/2022 às 20h55
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Começo da chuva em Maringá na tarde desta segunda-feira, 10. Foto: Equipe GMC Online.

A chuva que voltou a Maringá na tarde desta segunda-feira, 10, causou estragos em diversos pontos da cidade. Leitores relataram queda de árvore em vários locais.

Segundo os Bombeiros, duas ocorrências, na Avenida São Domingos, envolveram queda de árvore com linha energizada de alta tensão. As pessoas dentro dos veículos foram orientadas a não descerem até a chegada da Copel.

Na XV de Novembro com a São Paulo, uma árvore caiu em cima de um veículo estacionado e em cima de outro que estava em movimento. Ninguém ficou ferido.

Na XV de Novembro com a São Paulo, uma árvore caiu em cima de um veículo estacionado e em cima de outro que estava em movimento. Foto: Equipe GMC Online.

De acordo com a Defesa Civil, houve queda de dezenas de árvores, galhos, além de oito casas destelhadas. O atendimento envolve o trabalho de diversas equipes.

De acordo com a estação Inmet, foi registrado um volume de 11 milímetros de chuva e vento de 78 km/h na tarde desta segunda-feira em Maringá. E a previsão é de que a chuva continue. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestades em Maringá e região, com vigência até à 11 desta terça-feira, 11. O aviso indica situação meteorológica perigosa, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros/h, ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora (km/h) e possibilidade de queda de granizo. Há, ainda, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, segundo o Inmet.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, é indicado desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Conforme o Inmet, a noite desta segunda-feira será de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas em Maringá. Para esta terça-feira, dia 11, a previsão indica tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas durante todo o dia, com temperatura mínima de 19ºC e máxima de 23ºC.

Previsão do Simepar e Climatempo

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê chuva em Maringá apenas para a partir desta terça-feira, 11, com volume de 7 milímetros. A temperatura máxima será de 19ºC e a máxima não deverá passar dos 25ºC. Na quarta-feira, dia 12, o volume deve ser mais expressivo na cidade, de acordo com o Simepar, com acumulado de 15 milímetros.

O Instituto Climatempo indica 67% de chance de chuva já para esta segunda-feira, com um volume de 20 milímetros de precipitação. Já para esta terça-feira, a chance é de 90% de chance de chuva e volume de 10 milímetros. As temperaturas também ficarão amenas na cidade nesta terça, conforme o Climatempo, com mínima de 16ºC e máxima de 25ºC.

Texto atualizado às 20h35 para acréscimo de informações.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação