Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Maringá terá mais uma cidade-irmã; saiba qual


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 10/05/2022 às 15h17 Atualizado 20/10/2022 às 21h18
Ouvir: 00:00
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

Maringá quer estreitar relações comerciais e institucionais com cidade da China. Esse é o objetivo da instituição de Yongzhou, na província de Hunan, na China, como cidade-irmã de Maringá.

Na sessão ordinária desta terça-feira, 10, os vereadores de Maringá aprovaram, em primeira discussão, por 13 votos, o projeto de lei 16.316/2022, de autoria do Poder Executivo, declarando Maringá cidade-irmã de Yongzhou, província de Hunan, na República Popular da China.

O vereador Alex Chaves, do MDB, líder do Executivo na Câmara, explica que essa nomeação é fundamental para os assuntos comerciais, como exportação e importação. “Na prática, é uma iniciativa para que as relações comerciais, culturais, sejam estreitadas. Nós temos muito interesse comercial com essa cidade, uma vez que é uma região portuária, com produção de tecnologia muito grande, e sabemos o quão importante é, nos dias de hoje, que o comércio internacional esteja pujante. Maringá está se preparando muito para o futuro e nós sabemos que quanto mais próximos estivermos desses polos comerciais, [mais] benefícios para os empresários aqui da cidade”, afirma.

O secretário de Inovação, Aceleração Econômica e Turismo, Marcos Cordiolli, explica como está sendo feito o relacionamento com a cidade chinesa. “A nossa irmandade é diferente daquelas que, tradicionalmente, eram realizadas pelos municípios brasileiros. Trata-se, na verdade, de um protocolo de cooperação econômica entre duas subregiões nacionais. Yongzhou é hoje um porto global, tem transporte de passageiros muito forte, é um grande movimentador de containers… eles também são uma região que hoje consome muitos produtos da área do agronegócio, da indústria têxtil, da moda, e é também uma região que tem muitas parcerias na área de tecnologia. Então, é um parceiro perfeito para Maringá”, considera o secretário.

Maringá já é cidade-irmã de Kakogawa, no Japão; Leiria, em Portugal; General San Martin, na Argentina e Citta Do Caserta, na Itália.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Incêndio atinge loja em Copacabana, no Rio, e deixa quatro feridos


Um incêndio em uma loja de motos elétricas localizada em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, deixou pelo…


Um incêndio em uma loja de motos elétricas localizada em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, deixou pelo…