Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de abril de 2024

Você sabia que Maringá tem 5 cidades irmãs? Saiba quais são elas


Por Redação GMC Online Publicado 24/01/2019 às 10h40 Atualizado 19/02/2023 às 16h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Maringá tem cinco cidades irmãs. São laços de cooperação entre dois municípios, que estabelecem um relação de “irmandade”.

A intenção do título de cidades irmãs é facilitar trocas econômicas, sociais e culturais.

Kakogawa, Japão

A primeira cidade que estabeleceu irmandade com Maringá, em 1972, foi Kakogawa, no Japão. O texto da Lei 946/72 diz que o Executivo maringaense está autorizado a celebrar convênios e realizar procedimentos para dinamizar a relação.

De acordo com Reginaldo Dias, professor de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM), “esta é a irmandade que mais recebe investimentos. Há permanente intercâmbio de comitivas entre as duas cidades, uma evidência da força da comunidade de descendentes de japoneses no Brasil”.

Para celebrar a irmandade uma avenida foi nomeada como Kakogawa em Maringá. A via passa em frente a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), entidade representativa da comunidade nipo-brasileira no município. Em 2013, um monumento foi inaugurado em uma praça localizada na avenida, para marcar os 40 anos de irmandade das cidades.

A cidade japonesa também tem uma avenida com o nome de Maringá. Além disso há uma homenagem à Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória no município do Japão.

Leiria, Portugal

O município de Leiria estabeleceu irmandade com Maringá em 1982. Ações para dinamização e permanência da relação também estão previstas no texto da Lei 1.599/82.

Dias conta que a Avenida das Abolições de Maringá foi renomeada como Cidade de Leiria, em homenagem à irmandade. 

Do outro lado do Atlântico há também uma via e um centro comercial com o nome de Maringá.

Gral. San Martin, Argentina

Maringá estabeleceu relação de irmandade com cidade argentina General San Martín em 1993. O texto da Lei 3.483/93 diz que o convênio entre os municípios tem como objetivo o mútuo desenvolvimento e união.

Para celebrar a cooperação entre as cidades, Maringá nomeou uma rua como Libertador San Martín em 1994.

Caserta, Itália

A comuna italiana estabeleceu vínculo de cidade-irmã com Maringá em 2000.

O texto da Lei 5.096/00 prevê ações para manter uma relação dinâmica entre os municípios e autoriza a promoção de eventos para o desenvolvimento mútuo das cidades.Heping, China

Em 2009, os então prefeitos de Maringá e Heping, na China, assinaram um protocolo de irmandade entre os dois municípios.

A intenção era de estreitar as relações com essa região da China, onde está localizado um dos maiores portos do país.

LEIA TAMBÉM – Índia, Nigéria, Peru… Conheça as ‘Maringás’ ao redor do mundo

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação