Reajuste de 3,52% no IPTU de Maringá é aprovado em primeira discussão

Em primeira discussão, a Câmara de Maringá aprovou, por 10 votos, o reajuste de 3,52% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021. A votação ocorreu nesta quinta-feira, 10, na penúltima sessão ordinária de 2020.
Segundo o projeto de lei, o reajuste teve como base o acumulado dos últimos 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com o projeto, o pagamento do IPTU à vista terá desconto de 10% até 25 janeiro, e 7% se for pago até 10 de fevereiro.
Com o reajuste, a arrecadação com IPTU 2021 será em torno de R$ 150 milhões.
Também na sessão desta quinta-feira, 10, a Câmara de Maringá aprovou o projeto que prevê a criação do Refis para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). O texto, de autoria do vereador Odair Fogueteiro, foi aprovado com 14 votos favoráveis. O único vereador que não votou foi o próprio autor do projeto porque no momento da votação ele estava dando entrevista.
A estimativa, segundo o autor do projeto, é arrecadar R$ 200 milhões com débitos atrasados em Maringá. Contribuintes podem renegociar dívidas de IPTU até este ano e ISSQN até 2015.