Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de junho de 2026

BNDES e Petrobras firmam parceria sobre minerais críticos e estratégicos


Por Agência Estado Publicado 22/06/2026 às 13h02
Ouvir: 00:00

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, assinaram nesta segunda-feira, 22, um protocolo de intenções para uma iniciativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação ligada a minerais críticos e estratégicos. O acordo entre o BNDES e a Petrobras prevê troca de informações e análises sobre lacunas produtivas e tecnológicas relacionadas a projetos nas cadeias desses minerais, com menções à transição energética e à descarbonização.

“Nós estamos assinando um acordo junto com o Cenpes (Petrobras), e nós queremos também estender isso depois de uma parceria com a Vale, para estudar minerais críticos”, disse Mercadante.

Segundo ele, a iniciativa mira a geração de valor no Brasil a partir dessas cadeias. Mercadante citou números sobre a posição do País em produção e reservas.

O Brasil é a terceira maior produção mundial de alumina (um tipo de mineral crítico), possui a quarta maior reserva de estanho, a segunda maior reserva de grafite natural, está entre os cinco maiores produtores de lítio do planeta, além de deter a quarta maior reserva de manganês e a terceira maior reserva de níquel.

O evento também marcou o anúncio dos resultados do primeiro leilão do ProFloresta+, iniciativa conjunta do BNDES e da Petrobras voltada à compra de créditos de carbono de alta integridade gerados a partir da restauração ecológica de áreas degradadas na Amazônia.

Foram selecionadas três empresas para fornecer cinco milhões de créditos de carbono originados de projetos de restauração com espécies nativas no bioma amazônico.

A iniciativa deverá mobilizar cerca de R$ 450 milhões em investimentos, apenas em plantio, gerar 6,3 mil empregos verdes, viabilizar o plantio de mais de 25 milhões de árvores nativas e capturar 5 milhões de toneladas de carbono.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Alphabet perde cientista vencedor do Nobel para Anthropic e ações caem 6% em NY

Publicado 22/06/2026 às 13h05

As ações da Alphabet caíram nesta segunda-feira na primeira sessão de negociação desde que John Jumper, um cientista sênior de…


As ações da Alphabet caíram nesta segunda-feira na primeira sessão de negociação desde que John Jumper, um cientista sênior de…

Economia

Bolsas da Europa fecham na maioria em alta com negociações EUA-Irã e renúncia de Starmer

Publicado 22/06/2026 às 13h00

As bolsas europeias fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, 22, em sessão marcada pela combinação de fatores geopolíticos e políticos….


As bolsas europeias fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira, 22, em sessão marcada pela combinação de fatores geopolíticos e políticos….

Economia

Fiesp pede que Senado corrija ‘graves distorções’ contidas em texto da MP do Frete

Publicado 22/06/2026 às 12h58

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) pede que o Senado exerça “seu papel institucional de corrigir…


A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) pede que o Senado exerça “seu papel institucional de corrigir…