Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Bolsas da Europa fecham em baixa, com maior pessimismo sobre negociação tarifária com Trump


Por Agência Estado Publicado 11/07/2025 às 13h14
Ouvir: 00:00

As bolsas da Europa fecharam em queda nesta sexta-feira, 11, refletindo um aumento no pessimismo sobre um acordo comercial favorável à União Europeia com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ao longo da semana, os índices no continente obtiveram ganhos observando as negociações, no entanto, o tom se alterou com a postura mais recente do republicano.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 1,01%, a 547,34 pontos. Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,38%, a 8.941,12 pontos. Em Frankfurt, o DAX recuou 0,82%, a 24.255,31 pontos. Em Paris, o CAC 40 cedeu 0,92%, a 7.829,29 pontos.

Durante a semana, Ipek Ozkadeskaya, analista sênior do Swissquote Bank, aponta que a falta de notícias sobre um acordo comercial entre os EUA e a UE manteve os investidores em um modo de espera e esperança e levou o Stoxx 600 aos seus níveis mais altos em um mês. Por sua vez, Trump disse ontem que a UE poderá receber uma carta sobre tarifas até esta sexta. O presidente também ameaçou tarifar importações do Canadá em 35% a partir de 1º de agosto, na ausência de um acordo comercial, e aventou a possibilidade de uma tarifa geral de 15% ou 20% sobre outros países, maior do que a taxa básica atual de 10%.

A Comissão Europeia disse que está pronta para fechar um acordo e que não planeja novas reuniões durante o fim de semana. “Nossa prioridade é chegar a um acordo em princípio com os EUA”, disse o porta-voz comercial Olof Gill na reunião informativa da Comissão. “Aguardamos alguma indicação de nossos colegas americanos de que estão prontos para fazer o mesmo”, concluiu, segundo o Politico.

A chefe de Relações Exteriores da União Europeia (UE), Kaja Kallas, afirmou que não houve avanços nas negociações comerciais com os Estados Unidos, mas acrescentou que a Europa não quer “retaliar”. A Alta representante reafirmou seu compromisso com a desescalada das tensões.

No noticiário macroeconômico, a indústria do Reino Unido decepcionou com uma inesperada queda de 0,9% na produção de maio. Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) britânico sofreu contração de 0,1% no mesmo mês, contrariando previsão de alta de 0,1%.

Entre as empresas, a BP subiu 3,42% em Londres, depois que alertou que quedas nos preços de petróleo e gás afetaram seu desempenho no segundo trimestre, mas afirmou que espera avanço na produção upstream e forte resultado de sua divisão de comercialização de petróleo. Em Milão, o FTSE MIB caiu 1,11%, a 40.077,88 pontos. Em Madri, o Ibex35 recuou 0,94%, a 14.009,20 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 cedeu 0,27%, a 7.727,02 pontos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

BoE corta juro em 25pb, a 3,75%, sob desemprego alto e maior clareza em processo de desinflação


O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decidiu cortar sua principal taxa de juros em 25 pontos-base, para…


O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decidiu cortar sua principal taxa de juros em 25 pontos-base, para…

Economia

BC: projeção de crescimento do saldo total de crédito em 2025 sobe de 8,8% para 9,4%


O Banco Central (BC) aumentou a sua projeção de crescimento do saldo total do crédito no Brasil em 2025, de…


O Banco Central (BC) aumentou a sua projeção de crescimento do saldo total do crédito no Brasil em 2025, de…

Economia

Chance de estouro do teto da meta da inflação em 2025 é de 26%, aponta BC


O Banco Central diminuiu drasticamente a sua estimativa da probabilidade de a inflação ficar acima do teto da meta, de…


O Banco Central diminuiu drasticamente a sua estimativa da probabilidade de a inflação ficar acima do teto da meta, de…