Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Bolsas de NY fecham em alta, em sessão volátil de olho em tensões, e com alívio após ataques


Por Agência Estado Publicado 23/06/2025 às 17h40
Ouvir: 00:00

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta segunda-feira, 23, em uma sessão volátil, na qual acompanharam intensamente o noticiário relativo aos confrontos no Oriente Médio. Os ataques norte-americanos às instalação nucleares do país chegaram a colocar amplos receios no mercado, especialmente por um potencial reflexo no petróleo. Por sua vez, após Teerã realizar ataques a alvos dos Estados Unidos em retaliação que não tiveram maiores impactos em infraestrutura, o mercado operou com alívio. O forte impacto nos preços do petróleo, que tombou quase 7%, acabou pressionando companhias do setor, que recuaram.

O Dow Jones subiu 0,89%, aos 42.581,78 pontos; o S&P 500 avançou 0,96%, aos 6.025,17 pontos; e o Nasdaq fechou em alta de 0,94%, aos 19.630,97 pontos.

O bombardeio norte-americano de instalações nucleares no Irã marca uma grande escalada de tensões no Oriente Médio, aponta o UBS. Um possível fechamento do Estreito de Ormuz (um quarto da produção global de petróleo sai do Golfo pelo estreito) teria implicações muito maiores, lembra. O parlamento iraniano solicitou o fechamento do Estreito após os ataques e já minou o Estreito anteriormente, por exemplo, em 1988, durante a guerra com o Iraque. No entanto, a decisão final cabe ao Conselho Supremo de Segurança Nacional, ressalta.

Entre as empresas, Chevron (-1,80%) e Exxon Mobil (-2,58%) recuaram. Já a Tesla subiu 8,23% após o lançamento do serviço de robo-táxi, em Austin, Texas, que possui tecnologia de direção autônoma baseada em inteligência artificial (IA) desenvolvida internamente pela companhia de Elon Musk. Apesar do lançamento ter sido restrito a uma área limitada e com poucos usuários selecionados para os testes e início das operações, o robo-táxi foi considerado seguro e eficiente por analistas. Contudo, o cenário ainda traz desafios, como a necessidade de cumprir regulações estaduais e a forte concorrência de empresas como a Waymo.

A Novo Nordisk anunciou nesta sexta o término da sua colaboração com a Hims & Hers, acusando a empresa americana de vender versões “enganosas e ilegítimas” do medicamento para emagrecimento Wegovy.

Em comunicado, o grupo farmacêutico dinamarquês alegou que as cópias colocavam a segurança dos pacientes em risco e prometeu continuar a disponibilizar medicamentos autênticos por meio da NovoCare Pharmacy. A Hims & Hers despencou 34,63%.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pfizer espera que lucros de 2026 diminuam, com menor demanda por medicamentos contra a Covid-19


A Pfizer previu uma queda na receita e nos lucros em 2026, impulsionada em parte por vendas mais fracas de…


A Pfizer previu uma queda na receita e nos lucros em 2026, impulsionada em parte por vendas mais fracas de…

Economia

Redução de R$ 5 bi no PL dos benefícios seria compensada com JCP, fintechs e bets, diz relator


O deputado Mauro Benevides (PDT-CE), relator do projeto de lei que conclui a regulamentação da reforma tributária, indicou que o…


O deputado Mauro Benevides (PDT-CE), relator do projeto de lei que conclui a regulamentação da reforma tributária, indicou que o…

Economia

Crédito do Trabalhador vai fechar o ano com R$ 100 bi concedidos, diz secretário da Fazenda


O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, afirmou nesta terça-feira, 16, que o Crédito do Trabalhador…


O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, afirmou nesta terça-feira, 16, que o Crédito do Trabalhador…