Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Brasil comunica à OMSA o fim do vazio sanitário de gripe aviária


Por Agência Estado Publicado 18/06/2025 às 16h47
Ouvir: 00:00

O Ministério da Agricultura informou que a pasta comunicou à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) oficialmente nesta quarta-feira, 18, o fim do vazio sanitário de gripe aviária, conforme previsto nos protocolos internacionais. “Após 28 dias sem novos casos, o Brasil recupera status sanitário. Com a notificação, o país se autodeclara livre da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP)”, esclareceu o ministério.

O vazio sanitário iniciou em 22 de maio, após a conclusão da desinfecção da granja localizada em Montenegro (RS) onde foi registrado, em 16 de maio, o primeiro e único foco da doença em granja comercial no País.

Após o cumprimento do prazo de 28 dias sem novas notificações, o Brasil concluiu as ações sanitárias exigidas e agora recuperou o status de livre da doença, explicou a pasta.

“É preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em nota.

A pasta esclareceu ainda que todas as etapas, desde a notificação do foco, o início do vazio sanitário até a autodeclaração do fim da ocorrência, foram registradas junto à OMSA, a fim de dar transparência ao caso e subsidiar as decisões das autoridades sanitárias dos outros países.

“Chegamos hoje ao fim do vazio sanitário com a conclusão do foco e a emissão da autodeclaração pelo País de que está livre de gripe aviária em granjas comerciais. Isso não apenas fortalece a credibilidade do nosso sistema sanitário, como também representa um passo fundamental para a reabertura de mercados e a normalização das exportações”, disse o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

O ministério afirmou ainda que está notificando os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas, com o objetivo de restabelecer o comércio internacional o mais rapidamente possível.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

FGV: IPC-S desacelera em quatro das sete capitais pesquisadas na 2ª quadrissemana de dezembro


O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) desacelerou em quatro das sete capitais pesquisadas na segunda quadrissemana de…


O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) desacelerou em quatro das sete capitais pesquisadas na segunda quadrissemana de…

Economia

FGV: IGP-M arrefece a 0,14% na 2ª prévia de dezembro, após subir 0,32% em novembro


O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) desacelerou a 0,14% na segunda prévia de dezembro, após ter subido 0,32%…


O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) desacelerou a 0,14% na segunda prévia de dezembro, após ter subido 0,32%…