06 de abril de 2025

Câmara vai criar grupo de trabalho para elaborar reforma administrativa


Por Agência Estado Publicado 25/03/2025 às 22h21
Ouvir: 04:01

A Câmara dos Deputados vai criar um grupo de trabalho para discutir uma reforma administrativa, medida abandonada e parada nos últimos anos, e apresentar uma proposta própria sobre o tema.

Um grupo de parlamentares e empresários começou um movimento para tentar ressuscitar uma proposta que modernize o chamado “RH do Estado” e apresentar um texto até o fim de 2026. O governo do presidente Lula (PT), por outro lado, é contra a discussão de uma nova proposta no Congresso. Procurados, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Secretaria Especial da Comunicação da Presidência não se manifestaram até o momento.

A criação do grupo de trabalho foi anunciada a uma plateia de empresários em Brasília nesta terça-feira, 25, durante um evento organizado por associações empresariais ligadas ao comércio, como a Confederação Nacional do Comércio (CNC), e pelo Ranking dos Políticos.

Ainda não há data para apresentação de uma proposta, mas a decisão já foi tomada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), segundo o vice-presidente da Casa, Altineu Côrtes (PL-RJ). “Acredito que temos sim um momento importante para avançar com a reforma administrativa”, disse Altineu, ao falar em nome de Motta e confirmar a criação do grupo de trabalho.

O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a enviar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de reforma administrativa em 2020, mas o texto foi engavetado. O projeto acabava com a estabilidade para a maioria dos servidores no futuro, poupando os funcionários públicos atuais.

Agora, a intenção é elaborar uma proposta dentro do Congresso Nacional. O governo Lula (PT) não apoia uma reforma desse tamanho e até o momento optou por medidas pontuais de atualização do serviço público federal. A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, defendeu diversas vezes uma reforma “contínua”, e não o apoio a uma PEC, preservando a estabilidade.

“Minha missão nesses próximos dois anos de mandato é pelo menos entregar na mão do Congresso Nacional um texto que seja digno. Não queremos discutir e nem revirar comida de ontem, queremos fazer algo novo e palatável ao setor produtivo, ao Congresso Nacional e também ao Poder Executivo”, disse o deputado Zé Trovão (PL-SC), escalado para coordenar o grupo de trabalho. “Nós vamos fazer algo tão especial que até aquele que não tem vontade de fazer o Brasil andar para frente vai querer aprovar.”

Timing

No Congresso, há quem admita que é difícil uma reforma avançar neste momento, por conta da falta de apoio do governo Lula (PT) e da movimentação de servidores públicos em preservar as condições atuais de contratação e estabilidade na máquina.

“Não acredito (em apoio do Executivo). Não acredito em quase nada desse atual governo”, afirmou o senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), ao manifestar apoio à reforma mas ao mesmo tempo descrença com o avanço do tema.

Defensores da reforma, no entanto, acreditam que é possível começar uma discussão para criar um ambiente favorável no futuro. “Não acho fácil, mas não acho impraticável. A reforma administrativa está sendo tão valorizada ao longo do tempo que não é improvável que em um determinado momento se transforme em uma norma”, disse o ex-presidente Michel Temer ao falar durante o evento.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Corinthians confirma lesão no tornozelo e Memphis amplia lista de desfalques na Colômbia


O Corinthians anunciou no início da tarde deste domingo que o atacante Memphis Depay e o meia Igor Coronado ficaram…


O Corinthians anunciou no início da tarde deste domingo que o atacante Memphis Depay e o meia Igor Coronado ficaram…

Economia

Petrobras retoma liderança entre as ações mais recomendadas para abril


A Petrobras retomou a liderança entre as ações mais indicadas nas carteiras recomendadas para abril. Em levantamento realizado pelo Broadcast…


A Petrobras retomou a liderança entre as ações mais indicadas nas carteiras recomendadas para abril. Em levantamento realizado pelo Broadcast…

Economia

Empresas brasileiras fincam raízes em países do Golfo Pérsico


Empresas brasileiras estão cada vez mais criando raízes em países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco formado por…


Empresas brasileiras estão cada vez mais criando raízes em países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco formado por…