06 de abril de 2025

Cannes Lions reconhece Brasil como Creative Country of the Year


Por Agência Estado Publicado 27/03/2025 às 10h49
Ouvir: 03:50

O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions anunciou que o Brasil receberá o título de Creative Country of the Year (país criativo do ano). É a primeira vez que a homenagem é concedida, passando agora a ser anual. O objetivo é “reconhecer o compromisso excepcional e longevo de determinado país com a criatividade, tendo em vista o progresso e o crescimento”. O Creative Country of the Year conta com apoio do Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil há quase 25 anos.

Para celebrar, o Lions contará com showcases dedicados à publicidade brasileira, eventos comemorativos, painéis e diversas ativações. Dentre as principais iniciativas, está um tributo a Washington Olivetto, falecido ano passado e ganhador de mais de 50 leões em sua carreira. Destaque também para o retorno da FilmBrazil, que organizará eventos de networking.

“Como uma comunidade global com mais de 90 países, pretendemos reconhecer aqueles que demonstraram um compromisso contínuo com a criatividade como um motor de crescimento econômico, oferecendo inspiração sem fronteiras por meio de sua liderança criativa”, comentou Simon Cook, CEO do Cannes Lions. “Agradecemos ao Estadão por seu impacto, paixão e dedicação reconhecidos pela indústria e pelo Festival ao longo de quase 25 anos. Juntos, celebramos o impressionante recorde de vitórias do Brasil e seu desempenho consistente no Cannes Lions, refletindo uma nação cuja criatividade está enraizada em sua cultura.”

“A escolha confirma o compromisso dos profissionais e das agências do Brasil com a inovação e com a excelência. Temos um mercado altamente competitivo e de altíssima qualidade. E como representante de Cannes Lions no Brasil, esse reconhecimento nos enche de orgulho”, diz Paulo Pessoa, diretor executivo de publicidade do Estadão

Thea Skelton, VP de festivais do Lions, compartilhou um benefício que o Brasil terá este ano por ser o Creative Country of the Year: “Como parte do nosso compromisso constante de trazer novas vozes à conversa criativa global, os delegados brasileiros terão a oportunidade de presentear com uma credencial gratuita outro colega baseado no Brasil que nunca tenha participado do Festival – permitindo que novos talentos experimentem a inspiração e o impacto duradouro do Cannes Lions pela primeira vez.”

O Festival Internacional de Criatividade Cannes disponibilizou uma página dedicada à homenagem brasileira. Lions O festival ocorre na França, de 16 a 20 de junho. O evento já está aberto para inscrições de trabalhos e aquisição de credenciais em seu site oficial.

Comitê paulista

Em sintonia ao anúncio da organização do festival, o Governo de São Paulo comunicou, nesta quarta-feira, 26, que levará até 20 empresas paulistas para Cannes, incluindo também o festival de cinema, que ocorre em maio. No caso do Lions, é a segunda vez que o CreativeSP leva representantes para a França.

O programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, incentiva “a troca de conhecimentos, a iniciativa busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural”. Os interessados devem se inscrever por meio do site InvestSP.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Petrobras retoma liderança entre as ações mais recomendadas para abril


A Petrobras retomou a liderança entre as ações mais indicadas nas carteiras recomendadas para abril. Em levantamento realizado pelo Broadcast…


A Petrobras retomou a liderança entre as ações mais indicadas nas carteiras recomendadas para abril. Em levantamento realizado pelo Broadcast…

Economia

Empresas brasileiras fincam raízes em países do Golfo Pérsico


Empresas brasileiras estão cada vez mais criando raízes em países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco formado por…


Empresas brasileiras estão cada vez mais criando raízes em países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco formado por…

Economia

Países pobres e vulneráveis são os mais afetados por tensões comerciais globais, alerta UNCTAD


A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês) alertou que as novas tarifas impostas…


A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, na sigla em inglês) alertou que as novas tarifas impostas…