Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Ericsson diz que número de acessos 5G vai superar 4G em 2027


Por Agência Estado Publicado 26/06/2025 às 13h17
Ouvir: 00:00

A internet móvel de quinta geração (5G) continua em crescimento mundo afora, de acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira, 26, pela multinacional sueca Ericsson, fornecedora de equipamentos de rede para as operadoras.

O 5G já representa 27% do total de celulares conectados à internet em termos globais, com 2,3 bilhões de usuários. Considerando o ritmo atual de adesão à nova tecnologia, a estimativa é que haverá 2,9 bilhões celulares conectados ao 5G até o fim de 2025 e 6,3 bilhões em 2030 – quando devem representar dois terços de todas as conexões móveis no planeta.

A Ericsson projeta ainda que o 5G ultrapassará o 4G como a tecnologia dominante nas redes móveis em 2027, nove anos após o lançamento inicial da nova geração de internet. Paralelamente, o número de acessos via 4G vem caindo. O total de conexões 4G caiu em 55 milhões no primeiro trimestre de 2025, chegando em um total de 4,9 bilhões de acessos.

“Já teve um pico do 4G, e agora vemos uma migração para o 5G”, observou a Líder de Evolução de Rede na América Latina da Ericsson, Margarete Iramina, em apresentação realizada nesta quinta-feira, 26. “A adoção do 5G está sendo muito rápida, superando que o vimos no 4G”, emendou.

Um dos fatores que impulsionou a adoção da nova geração de internet foi a chegada de smartphones de preços menores, segundo Iramina. “No começo, os primeiros dispositivos 5G eram de alto valor. Mas, ao longo do tempo, e com a adoção do 5G em mais mercados, os preços dos aparelhos foram decrescendo”, citou.

O levantamento da Ericsson mostrou que há mais de 340 provedores ao redor do mundo que já lançaram serviços comerciais de 5G. Deste total, 70 estão trabalhando com o 5G do tipo ‘standalone‘, ou 5G ‘puro’, isto é, com redes autônomas e não ser baseadas em equipamentos 4G, o que permite um tráfego de dados mais rápido e com menor latência.

A adoção do 5G está mais avançada na América do Norte, representando 71% do total de conexões, e na Ásia, com 52% – esta última é puxada pela China, onde já há mais de 1 bilhão de aparelhos da quinta geração de internet.

Na América Latina, ainda são menos de 10% das conexões em 5G. Por outro lado, a tecnologia está em crescimento na região, dobrando entre 2023 e 2024, quando chegou a 63 milhões. A estimativa é que o 5G alcance 480 milhões de conexões na América Latina em 2030. A pesquisa da Ericsson não apresentou dados específicos do Brasil. Já segundo dados da consultoria Teleco, o País tem 45 milhões de conexões 5G.

Iramina citou ainda que o 5G tem contribuído para um aumento no tráfego de dados pelos celulares ao redor do mundo, com maior consumo de áudio e vídeo. A nova tecnologia também tende a exercer um papel importante no suporte a aplicações de inteligência artificial (IA) generativa, que tem se difundido e utilizam muitos dados.

“A quantidade de tráfego de IA na rede ainda é pequena. A exceção está nos aplicativos de IA ligados a geração de vídeo, mas elas ainda têm poucos usuários”, observou. “Mas essa é uma demanda que vai crescer”, acrescentou, citando a difusão de IA em celulares, notebooks, aparelhos vestíveis (como relógios e óculos), além de aplicações de vídeo e jogos imersivos, com realidade virtual ou aumentada.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

PicPay avança em serviços não financeiros, faz parceria com Rappi e terá delivery no aplicativo


O PicPay deu novo passo para avançar em serviços para além do mundo financeiro e vai levar o delivery para…


O PicPay deu novo passo para avançar em serviços para além do mundo financeiro e vai levar o delivery para…

Economia

Não há nada de errado em haver interações entre o Fed e o governo, diz diretor


O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) Christopher Waller defendeu, ao participar de rodada de perguntas e…


O diretor do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) Christopher Waller defendeu, ao participar de rodada de perguntas e…

Economia

Orizon compra Vital e passa a deter 18% no mercado de gestão de resíduos


A incorporação da Vital pela Orizon Valorização de Resíduos tem efeito “transformacional” para a companhia, disse ao Broadcast (sistema de…


A incorporação da Vital pela Orizon Valorização de Resíduos tem efeito “transformacional” para a companhia, disse ao Broadcast (sistema de…