Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Flamengo leva Brasil de volta ao ranking das marcas mais valiosas do futebol


Por Agência Estado Publicado 16/08/2025 às 10h51
Ouvir: 00:00

Avaliado em US$ 121,2 milhões, o Flamengo é o clube mais valioso do futebol brasileiro. É o que indica a nova edição do relatório da Brand Finance – consultoria britânica especializada em avaliação de marcas. Entre o levantamento do ano passado e o deste, a valorização do rubro-negro cresceu 21%, o suficiente para colocar o Brasil no ranking dos 50 times mais valiosos no mundo – mais precisamente, na 44ª posição. O Real Madrid e o Barcelona são as duas marcas de clubes de futebol mais valiosas e mais fortes do mundo. O valor de marca do Real Madrid cresceu 19%, alcançando US$ 2,1 bilhões, enquanto o do Barcelona aumentou 16%, chegando a US$ 1,9 bilhão.

De volta à nossa realidade, times brasileiros que estavam fora do mapa global, entraram no radar após a participação do Mundial de Clubes da Fifa. A marca Botafogo, por exemplo, cresceu 96% e agora vale US$ 24,5 milhões, enquanto o Fluminense vale US$ 30,6 milhões, de acordo com a metodologia utilizada pela Brand Finance – que utiliza uma escala de pontuação para indicadores como valor de patrocínio, títulos conquistados, audiência em mídias digitais e meios de comunicação tradicionais, como televisão.

A nota “triste” do levantamento fica por conta do Palmeiras que, além de voltar “sem mundial” do torneio da Fifa, teve uma queda de 12% no valor da marca, para US$ 74,9 milhões, enquanto o Cruzeiro, que nem foi para os Estados Unidos, aumentou o valor de sua marca em 28%, para US$ 17,4 milhões e entrou para os top 10 das marcas mais valiosas do futebol no Brasil.

Inflação de bets

A acirrada disputa das casas de apostas online para estamparem suas marcas na camisa dos principais times brasileiros, elevou também o patamar de valores investidos em patrocínio. De acordo com a Brand Finance, o investimento total das bets soma US$ 197 milhões – sendo que, deste total, nada menos que US$ 175 milhões, ou R$ 1 bilhão, são os patrocinadores masters – aqueles que estampam o peito da camisa dos jogadores. Vale lembrar que, dos 20 times que disputam a Série A do Brasileirão, apenas dois não têm bets como patrocinadores masters – o Red Bull Bragantino e o surpreendente Mirassol.

O furor das bets resultou em contratos recordes de patrocínio para os dois times de maior torcida no País. Flamengo e Corinthians tiveram alta de 21% e 50% no valor de suas marcas respectivamente. Enquanto o time de Arrascaeta e companhia está avaliado em US$ 1,2 bilhão, a turma de Rodrigo Garro está avaliada em US$ 73,5 milhões. Apesar dos números vistosos, pesquisa da própria Brand Finance mostra que 61% dos torcedores brasileiros de futebol já fizeram uma aposta no esporte, sendo que 69% têm entre 18 e 25 anos, mas, quando questionados se os clubes deveriam rejeitar patrocínios de marcas de apostas, 59% dos torcedores brasileiros responderam que “Concordam Totalmente” ou “Concordam”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Bolsas da Ásia fecham em queda com perda de 2% em Seul após medidas tributárias


Por Patricia Lara São Paulo, 16/12/2025 – As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira, diante de expectativas sobre os…


Por Patricia Lara São Paulo, 16/12/2025 – As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira, diante de expectativas sobre os…

Economia

Japão: PMI composto (preliminar)cai de 52 em novembro a 51,5 em dezembro


O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Japão caiu de 52 em novembro para…


O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Japão caiu de 52 em novembro para…

Economia

Fitch: perspectiva global de mineração é ‘neutra’ em 2026 em meio à demanda resiliente


A Fitch Ratings espera que a demanda global por metais chave, que se mostrou notavelmente resiliente em 2025, seja adequadamente…


A Fitch Ratings espera que a demanda global por metais chave, que se mostrou notavelmente resiliente em 2025, seja adequadamente…