Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de janeiro de 2026

FPSO P-78 entra em operação no Campo de Búzios, afirma Petrobras


Por Agência Estado Publicado 02/01/2026 às 09h48
Ouvir: 00:00

A Petrobras informou nesta sexta-feira, 2, que a plataforma FPSO P-78 iniciou produção em 31 de dezembro, no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a unidade tem capacidade produzir 180 mil barris de óleo por dia, além de comprimir 7,2 milhões de m3 de gás diariamente.

“A unidade integra o Projeto Búzios 6, que compõe o sétimo sistema em operação no campo, o maior do país em reservas. Com a entrada da P-78, a capacidade instalada do campo será ampliada para cerca de 1,15 milhão de barris por dia”, informou a companhia.

Segundo a Petrobras, o projeto permitirá a exportação de gás para o continente, via interligação com o gasoduto Rota 3, expandindo a oferta de gás no Brasil em até 3 milhões de m3 por dia. “A P-78 inaugura uma nova família de unidades próprias, concebida a partir do projeto básico de referência que consolidou centenas de lições aprendidas das primeiras unidades em operação no pré-sal”, diz a estatal.

Além disso, de acordo com a empresa, o FPSO teve alterações na estratégia de contratação, construção e montagem, com a adoção de requisitos técnicos adicionais de qualidade e eficiência para os estaleiros que a construíram. “A plataforma está equipada com tecnologias para redução de emissões e aumento da eficiência operacional, destacando-se o sistema de recuperação de gases de tocha, a adoção de variação de rotação em bombas e compressores, além de integrações energéticas entre as correntes quentes e frias no processamento de óleo e gás.”

Segundo a Petrobras, o projeto conta com 13 poços, sendo seis produtores e sete injetores, equipados com sistemas de completação inteligente que potencializam o gerenciamento da produção. A unidade será interligada com dutos rígidos de produção, injeção e exportação de gás e dutos flexíveis para as linhas de serviço, utilizando tecnologias inovadoras para fixação dos dutos no FPSO. “Esses dutos permitirão a produção em alta capacidade prevista para os poços do campo.”

A P-78 chegou no Brasil em outubro, vinda de Cingapura, trazendo as equipes de comissionamento e operação a bordo, informou a Petrobras. “Essa estratégia gerou valor, permitindo a dispensa de parada em águas abrigadas no Brasil, além do ganho de segurança, confiabilidade e prontidão operacional pelo avanço do comissionamento dos sistemas durante o translado para o Brasil.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Bolsas da Europa fecham em alta impulsionadas por tecnologia em ambiente de liquidez reduzida


As bolsas da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira, 2, impulsionadas pelo setor de tecnologia, apesar de a liquidez ainda…


As bolsas da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira, 2, impulsionadas pelo setor de tecnologia, apesar de a liquidez ainda…

Economia

Fora etanol, combustíveis fecham 2025 quase estáveis, mas ICMS puxa alta do preço em janeiro


Os preços de combustíveis entram em 2026 em alta, puxada pela entrada em vigor das novas alíquotas do ICMS. Apenas…


Os preços de combustíveis entram em 2026 em alta, puxada pela entrada em vigor das novas alíquotas do ICMS. Apenas…

Economia

Ibovespa inicia o ano novo de forma neutra, após ganho de 34% em 2025


Nesta abertura de 2026, sem muitos catalisadores para os negócios em dia espremido entre o feriado de 1° de janeiro…


Nesta abertura de 2026, sem muitos catalisadores para os negócios em dia espremido entre o feriado de 1° de janeiro…