Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Haddad destaca providências tomadas sobre spread entre juro pago por governo e pelo cidadão


Por Agência Estado Publicado 23/08/2025 às 17h39
Ouvir: 00:00

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou, neste sábado, que, apesar da redução nas taxas de juros cobradas de trabalhadores, os valores ainda estão muito elevados e precisam ser tratados com seriedade. “Quando o juro cai de R$ 7% para 3,5%, não há dúvida que há o que comemorar. Mas, anualizando, quanto trabalhador paga de juro? Compara com a inflação, compara com a Selic”, disse, em entrevista à TV GGN.

Segundo Haddad, o governo já está tomando providências para reduzir o spread entre o juro pago pelo governo e pelo cidadão. “Os bancos sabem que o spread de juros está na agenda do governo; democratizar o crédito é importante”, afirmou, ressaltando que é preciso tirar o trabalhador da mão de agiotas e de instituições financeiras abusivas.

O ministro alertou ainda para ataques recentes ao Banco do Brasil. “Tem acontecido ataque ao Banco do Brasil por parte de bolsonaristas, defendendo saques. Há projetos de lei no Congresso para perdoar dívidas do agro. Não podemos arredar pé das instituições, com ameaças em curso”, afirmou, ao destacar que o ambiente político brasileiro atual é mais tóxico do que em períodos anteriores. “O fair play deu lugar para o vale-tudo e isso compromete muito a saúde da democracia brasileira.”

Haddad também comentou sobre reformas em andamento e seus efeitos na desigualdade. “Há temas em que começamos a colocar o dedo na ferida e que se firmarão ao longo dos anos. A reforma da renda é um aperitivo de transformação sobre desigualdade. Reforma tributária e renúncia fiscal também se relacionam com combate à desigualdade”, disse.

Além disso, o ministro falou sobre as oportunidades do Brasil na transformação ecológica e no desenvolvimento tecnológico. “Nós temos rigorosamente todas as vantagens competitivas. Temos o melhor vento, o melhor sol, a terceira maior reserva de terras raras e minerais críticos. É óbvio que isso vai exigir parceria, porque não temos toda a tecnologia disponível aqui, mas precisamos transformar isso em valor agregado, em emprego de qualidade, em tecnologia de ponta”, afirmou.

Haddad acrescentou que o Brasil precisa avançar na criação de empresas nacionais de tecnologia, principalmente no processamento de dados, já que hoje 60% das informações brasileiras são processadas fora do País. “Imagina do ponto de vista de soberania, com as ameaças em curso, o que isso pode significar? Amanhã uma pessoa com viés autoritário pode querer prejudicar o Brasil”, alertou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lula: Haddad deve estar muito feliz, porque tudo o que ele disse que ia entregar foi entregue


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o Congresso nunca teve tantas reuniões com ministros de…


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o Congresso nunca teve tantas reuniões com ministros de…

Economia

Tomate, cenoura e batata têm queda de preço no atacado em novembro, diz Conab


O preço do tomate no atacado registrou queda nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do País em novembro, com aumento da…


O preço do tomate no atacado registrou queda nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do País em novembro, com aumento da…

Economia

Greve nacional dos petroleiros entra no 4º dia com adesão em 28 plataformas offshore, diz FUP


A Federação Única dos Petroleiros (FUP), que coordena a greve nacional da categoria desde à zero hora da segunda-feira, 15,…


A Federação Única dos Petroleiros (FUP), que coordena a greve nacional da categoria desde à zero hora da segunda-feira, 15,…