Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de dezembro de 2025

Projeto do IR tem apelo ‘muito maior’ para população do que o da anistia, diz Motta


Por Agência Estado Publicado 23/04/2025 às 12h05
Ouvir: 00:00

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o projeto para aumentar a faixa de isenção do Imposto de Renda tem “apelo muito maior” que o da anistia aos presos pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. As declarações foram dadas nesta quarta-feira, 23, durante o evento CNN Talks, promovido pela CNN e CNN Money, em Brasília.

Na ocasião, Motta participava de um debate com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney.

O deputado havia sido questionado sobre qual projeto pretende pautar primeiro no plenário da Câmara, a isenção do Imposto de Renda ou a anistia aos presos.

“As matérias legislativas têm a sua ordem de chegada. Mas eu penso que, para a população brasileira, numa ordem de prioridade, a matéria do Imposto de Renda tem, sim, um apelo muito maior, porque nós estamos tratando de possibilitar às pessoas que menos têm terem uma renda a mais”, afirmou o presidente da Câmara.

E continuou: “E isso é muito bom. E eu penso que será uma matéria que não teremos oposição dentro da Casa, até porque procuraremos construir da melhor maneira possível.”

O presidente da Câmara afirmou ainda que é preciso focar em “ações que vão levar para quem mais precisa mudanças na melhoria da qualidade de vida”.

Anistia

Segundo o parlamentar, a anistia é uma pauta recorrente e que divide a Casa. O deputado afirmou ainda que tem dialogado com os líderes partidários, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) e o Judiciário sobre a anistia, “para que o nosso País possa sair mais forte dessa discussão”.

Para ele, num cenário de crise internacional, o Brasil não precisa de uma “crise institucional”.

Comissão especial sobre o projeto do IR

Ele disse também que a comissão especial sobre o projeto do Imposto de Renda será instalada em breve. “Deveremos instalar a comissão nos próximos dias. A comissão apresentará um calendário para que a matéria possa ser discutida e votada. Após a matéria sair da comissão, nós vamos levar ao plenário também, com toda a prioridade que o tema requer, até porque o prazo é até o fim do ano”, declarou.

Ele também pontuou: “Não vamos permitir que outras pautas, não só a anistia, como qualquer outro projeto, prejudique o andamento de um projeto de isenção”.

Durante o painel, Motta disse que a ideia da comissão especial é aprofundar o debate sobre a ampliação da isenção do Imposto de Renda e que a função do Congresso é melhorar a proposta enviada pelo governo. A isenção em si é um ponto pacífico, mas a discussão maior é sobre a compensação da arrecadação, disse o deputado. Além disso, afirmou que o relator, Arthur Lira (PP-AL), foi escolhido “por sua experiência e capacidade de diálogo”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Principais bolsas de valores dos EUA manterão suas operações como previsto


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estendeu o feriado de Natal e determinou o fechamento de departamentos e agências…


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estendeu o feriado de Natal e determinou o fechamento de departamentos e agências…

Economia

Taxas de juros ficam de lado antes de votação do Orçamento 2026


Os juros futuros rondam a estabilidade na manhã desta sexta-feira, 19, com viés de alta junto com dólar e rendimentos…


Os juros futuros rondam a estabilidade na manhã desta sexta-feira, 19, com viés de alta junto com dólar e rendimentos…

Economia

Dólar sobe por exterior, demanda sazonal e política à espera de votação do Orçamento


O dólar sobe ante o real diante da valorização global e dos juros dos Treasuries, que acompanham o avanço dos…


O dólar sobe ante o real diante da valorização global e dos juros dos Treasuries, que acompanham o avanço dos…