10 registros de famosos de Maringá em sua cidade natal
Maringá é cidade natal de grandes personalidades, muitas das quais nasceram e cresceram no município, e mais tarde acabaram se mudando para outros lugares do País (ou até para o exterior). Mas a cidade permanece na memória daqueles que já passaram por aqui. É o que mostram esses registros de famosos de Maringá que, anos depois de se mudarem daqui, compartilharam lembranças ou mesmo retornaram para visitar o lugar onde nasceram.
Confira os registros dessas celebridades em Maringá:
CELSO PORTIOLLI
Celso Yunes Portiolli é um apresentador de televisão, ex-radialista, empresário, ex-político e ex-redator de televisão brasileiro. Nascido e crescido em Maringá, Celso começou seu trabalho como radialista na década de 80, anos depois ele foi eleito vereador da cidade de Ponta-Porã, onde trabalhava, e teve uma breve carreira política. Migrou para a televisão em 1996, quando estreou à frente do Passa ou Repassa, e atualmente apresenta os programas Domingo Legal e Show do Milhão.
Quando era adolescente, chegou a servir no Tiro de Guerra de Maringá, conforme uma postagem feita em seu Instagram.
Ele nasceu na cidade de Maringá em 1 de Junho de 1967 e morou durante a infância na Zona 2.
Em meados de 2019, Celso voltou a Maringá e visitou a casa onde morou na infância. Ele chegou a tirar fotos com a atual moradora da residência, que não sabia sobre o famoso ex-morador da sua casa.
HUGO BONEMER
Hugo Angeli Bonemer é um ator brasileiro nascido em Maringá, em 25 de junho de 1987. Primo do jornalista William Bonner, Hugo é filho da bailarina e coreógrafa Marcia Angeli, dona da Academia Marcia Angeli, de Maringá. Seu pai, o empresário Christian Bonemer (vítima da covid-19), despertou a paixão de Hugo pelo teatro. Depois de estrelar muitas peças teatrais, Hugo teve sua estreia na TV no elenco da novela “Malhação: Casa Cheia” (2013). Atuou ainda nas novelas globais “Alto Astral” (2014) e “A Lei do Amor” (2017), entre outras.
Em 2021, Hugo voltou à cidade para um trabalho e compartilhou a experiência curiosa de sua visita à uma sorveteria da cidade. O ator, que é vegano, mostrou os sabores “diferentões” que encontrou na sorveteria, e elogiou as opções veganas disponíveis no cardápio.
FERNANDA MACHADO
A atriz Fernanda Machado é maringaense e nasceu no dia 10 de outubro de 1980. A estreia de Fernanda na televisão foi em 2004, quando atuou na novela “Começar de Novo”. Ela ganhou reconhecimento por suas atuações nas novelas globais “Alma Gêmea” (2005), “Paraíso Tropical” (2007) e “Amor à Vida” (2014).
A cidade foi escolhida pela atriz para seu casamento com o empresário americano Robert Riskin em fevereiro de 2014, em uma cerimônia íntima, apenas com sua família, na Capela São Luiz Gonzaga.
Em stories publicados no Instagram no início do ano, a atriz comemorou os oitos anos da celebração. Na foto, que aparece com a Catedral de fundo, Fernanda Machado disse sentir saudades da cidade natal: “Saudade de Maringá e da família”.
SÔNIA BRAGA
Sônia Maria Campos Braga, nascida em Maringá, em 8 de Junho de 1950, é uma atriz, cantora, apresentadora e produtora brasileira. Sua mãe, Maria Braga Jaci Campos, também natural de Maringá, era figurinista. Sônia estreou como atriz de televisão na década de 70, na rede Globo, mas ganhou fama ao protagonizar “Gabriela” (1975). Sônia alcançou reconhecimento internacional por seu papel em “O Beijo da Mulher Aranha” (1985), já foi indicada ao Golden Globe, BAFTA, e Emmy; e tornou-se a primeira brasileira a apresentar uma categoria no Oscar, ao lado do astro Michael Douglas.
Na década de 70, Sônia, que deixou Maringá ainda criança, aparece em foto, ao lado dos artistas globais João Carlos Barroso e Milton Gonçalves. A foto foi divulgada pelo jornalista Angelo Rigon.
LAURENTINO GOMES
Laurentino Gomes é um escritor e jornalista brasileiro. É o autor de diversos livros, como o best seller “1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil”, que conta a história da chegada da corte portuguesa ao Brasil e foi eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Laurentino também ganhou quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura.
Em 2013, Laurentino voltou à cidade de Maringá pela primeira vez, desde que partiu em 1976 para estudar jornalismo na capital. Nesta visita, o autor recebeu o título de cidadão benemérito, em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de Maringá.
Em 2019, o escritor retornou a Maringá para lançar o primeiro volume de sua trilogia “Escravidão, Voluma 1”, que trata da história dos escravizados que eram trazidos ao Brasil. E, em sua passagem pela cidade, visitou a redação do GMC Online.