Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de janeiro de 2026

BBB 26: Participantes do Quarto Branco foram submetidos a situação de fome?


Por Agência Estado Publicado 19/01/2026 às 16h29
Ouvir: 00:00

A dinâmica do Quarto Branco no BBB 26 provocou debates dentro e fora da casa ao levantar questionamentos sobre limites físicos e restrição alimentar. A discussão ganhou força após o comentário feito por Matheus, um dos participantes da dinâmica, durante o programa ao vivo.

Os participantes permaneceram confinados no Quarto Branco por 120 horas e 52 minutos. Estavam disponíveis biscoitos cream cracker e água mineral. Após 85 horas do início da dinâmica, a produção também deu água de coco aos brothers.

A disputa terminou após o desmaio de Rafaella Jaqueira durante um desafio.

Ao comentar a experiência no confinamento, o brother associou a vivência no Quarto Branco à fome, o que motivou uma resposta imediata do apresentador Tadeu Schmidt.

“A gente teve um propósito de só sair desmaiando, e a Rafaella honrou isso. … A fome representou o que é o Brasil, e doeu a fome em nós”, disse Matheus.

Tadeu afirmou que a produção consultou profissionais de saúde antes do início da prova e ressaltou que a palavra “fome” não deveria ser utilizada de forma imprecisa.

“Vamos manter um certo critério na comparação, porque fome é tragédia, uma coisa terrível. Antes de oferecer biscoitos, a gente não fez vamos fazer isso. A gente consultou nutricionista, médicos e tínhamos biscoito, água de coco e a certeza que ninguém ia passar mal por causa disso”, rebateu o apresentador.

O Estadão entrou em contato com a produção da TV Globo para solicitar informações adicionais sobre os protocolos adotados na dinâmica e aguarda retorno.

Qual a diferença entre insegurança alimentar e fome?

Em conversa com o Estadão, a nutricionista Priscila Zambelli avalia que permanecer por tantas horas com ingestão restrita a biscoitos e água de coco pode ser caracterizado como uma restrição alimentar significativa e, em determinados contextos, como privação parcial de nutrientes.

Segundo a especialista, a análise não considera apenas a existência de algum alimento disponível, mas fatores como quantidade calórica total, densidade nutricional e adequação ao gasto energético ao longo dos dias.

“Uma alimentação baseada apenas em biscoitos e água de coco tende a ser hipocalórica, pobre em proteínas e micronutrientes essenciais, além de insuficiente para sustentar adequadamente as funções metabólicas por um período prolongado”, explica.

De acordo com ela, mesmo quando há ingestão mínima de calorias, o organismo entra em um processo de adaptação metabólica, passando a utilizar reservas corporais e alterando a produção hormonal.

Zambelli também faz uma distinção entre a sensação de fome relatada pelos participantes e o conceito de insegurança alimentar.

“Sentir fome é uma resposta fisiológica individual e pode ocorrer mesmo em pessoas sem risco nutricional. Já a insegurança alimentar é uma condição estrutural, relacionada à dificuldade de acesso regular e permanente a alimentos adequados, geralmente por razões socioeconômicas”, afirma.

Mesmo em adultos saudáveis e sob acompanhamento médico, a nutricionista destaca que a restrição alimentar prolongada pode provocar efeitos adversos, como queda da glicemia, tontura, fraqueza, confusão mental, redução do metabolismo basal, perda de massa muscular e alterações hormonais.

Em provas de resistência, sinais como hipotensão persistente, taquicardia, sudorese fria e episódios de desmaio são considerados alertas clínicos importantes.

“Um desmaio indica que os mecanismos de compensação do organismo foram ultrapassados e exige interrupção imediata e avaliação clínica”, conclui a especialista.

Reação dentro e fora do programa

A dinâmica também provocou reações entre os próprios participantes do BBB 26 e internautas nas redes sociais. Dentro da casa, Ana Paula Renault repudiou a dinâmica. “Isso é degradante, é explorar a desigualdade social na tampa e não é entretenimento.”

Participantes do Quarto Branco, Gabriela e Chaiany também comentaram sobre a dinâmica. “Tinha biscoito, a gente só não podia comer. Vai que acabava?”, lembraram aos risos.

Fora do programa, parte do público questionou a dinâmica e a restrição alimentar envolvida, enquanto outros usuários afirmaram que os participantes tinham a opção de desistir a qualquer momento.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Matt Damon explica o que a Netflix faz para prender a sua atenção


Matt Damon afirmou que os streamings têm mudado a forma de se fazer filmes. Com a popularização e aumento de…


Matt Damon afirmou que os streamings têm mudado a forma de se fazer filmes. Com a popularização e aumento de…

GMC+

Esposa de Pedro chora e confirma fim da relação: ‘Medo de ele sair impune’


Rayne Luiza, 20, esposa de Pedro Henrique, 22, participante que saiu do Big Brother Brasil 26 após episódio de assédio,…


Rayne Luiza, 20, esposa de Pedro Henrique, 22, participante que saiu do Big Brother Brasil 26 após episódio de assédio,…

GMC+

Guns N’ Roses cancela show no Rio, mas mantém outras datas no Brasil; saiba mais


O show que o Guns N Roses faria no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, em 10 de…


O show que o Guns N Roses faria no Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro, em 10 de…