Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de maio de 2024

Casal de Sarandi viraliza após compartilhar sonho realizado de adotar dois irmãos


Por Ivy Valsecchi Publicado 26/08/2023 às 12h41
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Casal de Sarandi viraliza após adotar dois irmãos. Reniéslei de Lima Maciel, de 34 anos, e Marlon Walter da Silva, de 32, adotaram os irmãos Cristopher (que na foto está em pé, ao lado de Marlon), e Saymon (no colo de Reniéslei). Foto: Thay Menegazze.

Um casal morador de Sarandi viralizou nas redes sociais nos últimos dias após compartilhar um vídeo que mostra a realização do grande sonho da vida deles: adotar um filho – veja no fim da matéria o vídeo que viralizou e chegou a ser compartilhado em grandes perfis do Instagram, como o Choquei e o Alfinetei. E no caso de Reniéslei de Lima Maciel, de 34 anos, e Marlon Walter da Silva, de 32, juntos há sete anos, o desejo se concretizou em dobro e eles se tornaram pais de dois meninos, que são irmãos.

“Desde o primeiro momento a nossa escolha seria por duas crianças, até pelo fato de não precisar voltar para a fila de adoção depois já colocamos dois direto. A adoção de irmãos tem pouca procura, foi uma das coisas que mexeu com a gente quando falaram no curso obrigatório fornecido gratuitamente pela Vara da Infância”, contou Reniéslei de Lima Maciel ao GMC Online.

Segundo Reniéslei, para realizar o grande sonho de adotar, primeiro ele e o companheiro buscaram se estabilizar, ter a casa própria e um carro, para então entrarem com o pedido de adoção.

O início de tudo

Reniéslei e Marlon deram entrada no processo em agosto do ano passado. “Passamos por todo o processo do curso, documentações, avaliações e habilitação até janeiro deste ano. Fomos enfim habilitados dia 18 de janeiro deste ano. No perfil nós colocamos duas crianças, a maior até 12 anos, a menor até 10, de sexo indiferente, com possibilidade de doenças tratáveis e HIV. Colocamos os estados do RS, SC, PR, SP e MS”, conta.

O momento de conhecer os meninos: a primeira videochamada

No dia 21 de março deste ano o casal recebeu a primeira ligação da pessoa responsável pelo processo deles na Vara da Infância. A notícia era de que havia dois meninos para que eles conhecessem. “Não podia falar nem o nome e nem a história ainda, só queria saber se tínhamos interesse. Era um de 5 e um de 9 anos. Não sei explicar qual foi nosso sentimento nesse momento, mas era um misto enorme de emoções e de imediato aceitamos”, relata Reniéslei.

Eles conheceram a história das crianças e alguns dias depois puderam conhecer Cristopher, que já completou 10 anos, e Saymon de 5 anos, por videochamada. “Meu coração palpitava forte e a primeira palavra do Cris foi: ‘Oi Pai’. Eu simplesmente fiquei sem reação e o Marlon não parou de chorar o tempo todo, conversamos e acabou o tempo. Foi um verdadeiro encontro de almas”, conta Reniéslei.

O primeiro encontro pessoalmente e a história do vídeo que viralizou

Foto: Thay Menegazze.

O casal continuou conversando com os meninos mais alguns dias e em menos de um mês foi conhecê-los pessoalmente. O registro do primeiro encontro, que aconteceu no dia 17 de abril, é o que viralizou nas redes sociais desde que foi postado, há cerca de uma semana – veja o vídeo abaixo.

Segundo Reniéslei, no primeiro encontro o nervosismo tomou conta. “Todos nós estávamos muito nervosos, por mais que já havíamos falado com eles por vídeo diversas vezes, a sensação é outra de poder abraçar, é totalmente inexplicável. O coração quase saia pela boca. Nos emocionamos muito, mas evitamos de chorar, para que eles não pensassem algo diferente. Tentamos ficar alegres o tempo todo”, relata.

A conquista da guarda provisória

No dia seguinte ao primeiro encontro pessoalmente, 18 de abril, o casal voltou ao abrigo e buscou os meninos para passear durante a tarde.

“Todos os dias eles eram avaliados e a gente também. A gente tem que conversar com a psicóloga à noite pra ver se continua o processo. Na quarta, como deu tudo certo, de manhã cedo a gente já buscou eles e ficou com eles até segunda-feira, dia 24, em um apartamento alugado na cidade onde fica o abrigo em que eles moravam. Pudemos nos conectar ainda mais. Foram dias incríveis passeando na cidade deles com amor, carinho e muita bagunça. Aí na segunda-feira a gente entregou eles e na terça-feira, dia 25, foi a audiência. Ficamos com a guarda provisória”, explica Reniéslei.

O casal então saiu com os meninos da cidade de origem deles no dia 25 de abril. “Quando chegamos em casa a rotina deles muda completamente, muda de escola, de convivência, de amigos, novas regras, então os primeiros dias foram bem difíceis. É esperado que a adaptação de crianças maiores seja um pouco mais difícil, mas logo conseguimos tornar tudo mais leve para os dois lados”, relata.

Guarda definitiva

De acordo com Reniéslei, durante o período em que foi mantida a guarda provisória, o casal passou por avaliação e recebeu até mesmo a visita surpresa de uma assistente social na casa deles. “Durante noventa dias a gente passa por avaliação, recebe visita surpresa em casa, tem que levar os meninos para conversar com psicólogo. O psicólogo conversa com a gente. Inclusive durante esse momento o adotante pode até desistir da adoção”.

Passados os noventa dias, o processo foi finalizado com a sentença final da justiça que concedeu a guarda definitiva ao casal. Por isso, somente agora o vídeo do primeiro encontro pôde ser postado nas redes sociais. Inclusive, Reniéslei ‘deu a sentença’ ao companheiro como presente de Dia dos Pais – veja o momento na foto abaixo:

Foto: Thay Menegazze.

O conselho do casal para quem quer adotar

“Se você quer adotar, a primeira coisa que aconselho é entrar em grupos de adoção e assistir muitos vídeos de experiências de pessoas que já adotaram para se preparar e também fazer acompanhamento psicológico (esse é fundamental). A adoção é linda, mas é bem difícil no começo, principalmente se for adoção tardia. Porém, não desista, é muito recompensador. Ouvir chamar de pai, o abraço sincero, o sorriso no rosto, não tem preço que pague a sensação de ser pai”.

LEIA TAMBÉM

Veja o vídeo que viralizou nas redes sociais e mostra o casal de Sarandi vendo os filhos pessoalmente pela primeira vez

@renieslei

Em um instante mágico, nossas vidas se entrelaçaram para sempre. O momento em que nos conhecemos, corações batendo como um só. O amor transcendendo palavras, o começo de uma jornada repleta de emoções, risos e lágrimas. Nossos filhos, nossos tesouros, agora e para sempre. ❤️👨‍👨‍👦‍👦 #FamíliaUnida #AmorIncondicional #EncontroDeAlmas #AmorDePai #VínculosFamiliares #Adoção #NovosComeços #JuntosParaSempre #LaçosDeAmor #HistóriasDeAdoção #CrescendoJuntos #FamíliaPorEscolha #AmorSemLimites #FamíliaDiversa #AdotarÉAmar #AventuraDaAdoção #AlegriasDaAdoção #ConexõesProfundas #AdoçãoLGBT #AdoçãoTardia #AdoçãoLegal

♬ Somewhere Only We Know – K.C.P Music

Veja mais fotos do casal com os filhos

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Gracyanne Barbosa diz que buscou ajuda para se reerguer após separação de Belo


Gracyanne Barbosa tem mostrado, nas redes sociais, como está a sua vida após a separação do cantor Belo. Em uma…


Gracyanne Barbosa tem mostrado, nas redes sociais, como está a sua vida após a separação do cantor Belo. Em uma…

GMC+

Larissa Manoela é usada para vender milho na praia do RJ: ‘Carioca nasce formado em marketing’


Um vendedor de milho que trabalha na praia do Leme, no Rio de Janeiro, viralizou nas redes sociais após começar…


Um vendedor de milho que trabalha na praia do Leme, no Rio de Janeiro, viralizou nas redes sociais após começar…