Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Cazuza será o homenageado do Prêmio da Música Brasileira em 2026; veja quem votou nele


Por Agência Estado Publicado 23/06/2025 às 13h18
Ouvir: 00:00

Cazuza será o grande homenageado da 33ª edição do Prêmio da Música Brasileira, marcada para 2026. A escolha foi feita por unanimidade durante a mais recente reunião do Conselho da premiação, realizada no início de junho, no Rio de Janeiro, e anunciada nesta segunda-feira, 23.

O anúncio foi comunicado por telefone à mãe do artista, Lucinha Araújo. A trajetória e a obra de Cazuza vão nortear o espetáculo da próxima edição, que tradicionalmente reúne diferentes gerações da música brasileira em interpretações inéditas. Neste ano, Chitãozinho e Xororó foram os homenageados.

Quem votou em Cazuza

Entre os responsáveis pela escolha estão nomes como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Karol Conká, Zélia Duncan (em sua estreia no Conselho), o jornalista Antônio Carlos Miguel e a executiva Giovanna Machline.

A decisão, segundo Zélia, foi construída de forma democrática, com troca de ideias, experiências e escuta. “É sobre música, a opinião de cada um, o gosto, a visão e, finalmente, saber ouvir”, afirmou a cantora em comunicado.

“Celebrar Cazuza é celebrar a coragem, a liberdade e a potência de uma obra que segue viva e necessária. Sua música e sua poesia atravessaram gerações e continuam a ecoar nas vozes e nos sentimentos de milhões de brasileiros”, destacou Zé Mauricio Machline, criador e diretor do prêmio.

Gilberto Gil, um dos conselheiros mais antigos, também falou sobre o valor do grupo e da missão do prêmio. “A música sempre esteve no centro da minha vida, e estar ao lado de pessoas tão envolvidas e conscientes da responsabilidade que temos com a cultura brasileira é uma honra”, disse por meio do comunicado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Lorena e Juquinha roubam a cena em ‘Três Graças’ e ganham desdobramentos nos próximos capítulos


O romance entre Lorena (Alanis Guillen) e Juquinha (Gabriela Medvedovski) em Três Graças vem conquistando o público e terá novos…


O romance entre Lorena (Alanis Guillen) e Juquinha (Gabriela Medvedovski) em Três Graças vem conquistando o público e terá novos…

GMC+

‘O preconceito vem de vários lados. Por eu ser jovem, ter privilégios e pela sexualidade’


Flor Gil puxou a veia artística da família mais musical do Brasil e, agora, dá seus primeiros passos na carreira….


Flor Gil puxou a veia artística da família mais musical do Brasil e, agora, dá seus primeiros passos na carreira….