Chef de Maringá participa do programa Mais Você; veja como foi

Para a chef de Maringá, Manu Buffara, a manhã desta sexta-feira, 30, foi cheia de prestigio e emoções no programa Mais Você da Ana Maria Braga. A brasileira eleita a melhor chef mulher da América Latina em 2022, além de cozinhar contou um pouco sobre sua história, desde a valorização dos pequenos produtores até o restaurante exclusivo em Curitiba.
O reconhecimento especial foi dado pelo Latin America’s 50 Best Restaurants, premiação que elege os melhores restaurantes da América Latina. Durante o bate papo no programa, a chef de cozinha se emocionou com as homenagens que recebeu, como das filhas Helena e Maria e do chef de cozinha Alex Atala, sua maior inspiração.
O Alex transformou a gastronomia brasileira. Colocou a gente em um palco e falou vamos”, disse Manu emocionada no programa Mais Você.

Receita feita pela chef de Maringá; confira o passo a passo
Durante o programa, Manu Buffara ensinou a fazer uma deliciosa almôndega com carne moída e linguiça, uma ótima sugestão segundo a chef para um almoço em família. Ao preparar a receita, ela explicou que o diferencial do prato é usar pão amanhecido no preparo e levar as almôndegas para serem finalizadas no forno.
A receita de almôndega caseira é servida com um molho bem incrementado e feito com burrata, tomate e vinho, além de ervas frescas.
Ingredientes
Almôndega com carne moída e linguiça
- 3 colheres de sopa de migalha de pão
- 2 colheres de sopa ou 30 mililitros de vinho tinto
- 500 gramas de carne moída. Pode ser patinho
- 50 gramas de linguiça suína fina e fresca, debulhada e picada
- Meia xícara de chá de cebola ralada grossa
- 3 dentes de alho picado
- Raspas finas de 1 limão
- 1 ovo caipira batido
- Meia colher de sopa de folhas de manjericão picadas
- 1 quarto de xícara de chá de pimenta calabresa
- 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado fino
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto moída na hora
Ingredientes
Molho
- 1 fio de azeite
- 1 dente de alho picado
- Meia colher de sopa de talos de manjericão fresco picados
- Pimenta calabresa a gosto
- Meia lata de tomate pelado
- 1 quarto de xícara de chá ou 60 mililitros de vinho tinto seco
- 1 quarto de xícara de chá ou 60 mililitros de caldo de carne caseiro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto moída na hora
- 3 pedaços de burrata
- Pimenta-do-reino e folhas frescas de manjericão a gosto
Ingredientes
Garlic bread
- 150 gramas de manteiga com sal e amolecida
- De 6 a 10 dentes de alho
- 1 colher de chá de orégano seco
- 1 punhado de salsinha picada bem fininho, mas só as folhas
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- 1 baguete ou pão brioche pequeno
Modo de Preparo
Almôndega com carne moída e linguiça
- 1Em uma tigela grande coloque 3 colheres de sopa de migalhas de pão, 2 colheres de sopa de vinho tinto seco e mexa.
- 2Deixe as migalhas de pão de molho por 5 minutos. Depois deste tempo, adicione 500 gramas de carne moída, 50 gramas de linguiça suína fina e fresca debulhada, meia xícara de chá de cebola ralada grossa, 3 dentes de alho picados, 1 colher de sopa de raspas finas de limão, 1 ovo caipira batido, meia colher de sopa de folhas de manjericão picadas, 1 quarto de xícara de chá de pimenta calabresa, 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado fino, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e misture bem.
- 3Divida a carne moída em 6 porções e modele em formato de bolinhas. Reserve.
- 4Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio com meia colher de sopa de azeite e doure as almôndegas de todos os lados. Quando dourar, apague o fogo, retire as almôndegas com uma escumadeira e reserve.
Modo de Preparo
Molho
- 1Em uma panela em fogo médio coloque 1 fio de azeite, 1 dente de alho picado, meia colher de sopa de talos de manjericão fresco picados, pimenta calabresa a gosto e doure por 1 minuto, mexendo sempre.
- 2Despeje meia lata de tomate pelado, 1 quarto de xícara de chá de vinho tinto seco, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto e deixe ferver por mais ou menos 15 minutos. Reserve.
- 3Depois desse tempo, adicione as almôndegas douradas e cozinhe por 6 minutos. Transfira as almôndegas e o molho para uma assadeira, coloque no centro 3 pedaços de burrata e salpique um pouco mais de pimenta-do-reino moída a gosto.
- 4Transfira para o forno preaquecido a 180 graus Célsius por mais ou menos 8 minutos ou até que as almôndegas estejam cozidas. Cubra com manjericão fresco, distribua as fatias de pão de alho e sirva em seguida.
Modo de Preparo
Garlic bread
- 1Em uma tigela amasse 150 gramas de manteiga com sal e amolecida até ficar bem macia. Depois, acrescente de 6 a10 dentes de alho, esmagados, 1 colher de chá de orégano seco, 1 punhado de salsinha picada bem fininho (só folhas), sal e pimenta-do-reino moída a gosto, misture bem e reserve esta manteiga de alho.
- 2Corte 1 baguete ou pão brioche pequeno em fatias de 2 a 3 centímetros, mas não separe as fatias do pão.
- 3Espalhe a manteiga de alho nas aberturas com uma faca, certificando-se de que cada fatia receba uma quantidade boa de manteiga, mais ou menos 1 colher de chá cheia em cada fatia.
- 4Em seguida, espalhe o excesso de manteiga por cima da baguete.
- 5Embrulhe o pão em papel-alumínio, coloque em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180 graus Célsius. Asse por 15 minutos e depois deste tempo solte o papel-alumínio para expor a parte superior do pão e volte a assar por mais 5 a 10 minutos ou até que o topo fique crocante e dourado.
- 6Retire do papel-alumínio e despeje a manteiga derretida que escapou no papel-alumínio sobre o pão antes de servir.
Quem é Manu Buffara?
Manoella Buffara nasceu e viveu em Maringá até os 17 anos. Depois de ser aprovada no vestibular de Jornalismo, decidiu trancar a faculdade e ir para os Estados Unidos, onde teve o primeiro contato com a cozinha e se encantando de vez pela gastronomia.
“Depois que voltei, eu sempre quis entrar na cozinha de alguma maneira. Acabei fazendo hotelaria e depois fui fazer gastronomia. Desde então, sou envolvida nisso, há quase 20 anos”, comentou a chef em entrevista ao Portal GMC Online em 2019.
Em 2021, o restaurante “Manu” foi classificado como um dos 50 melhores da América Latina. Foi o quarto ano consecutivo que o restaurante da maringaense apareceu na classificação, que é uma uma das mais importantes do mundo. Em 2020, quando conquistou a classificação pela terceira vez, Manu conversou novamente com o GMC.
Em 2022, foi eleita nesta terça-feira, 20, a melhor chef mulher da América Latina em 2022 pelo prêmio Latin America’s 50 Best Restaurants. Seu restaurante ‘Manu’, de Curitiba (PR), ocupa a 44ª posição no ranking.