08 de maio de 2025

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina


Por Agência Estado Publicado 01/04/2025 às 10h19
Ouvir: 06:09
image
Foto: Reprodução

A 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), que ocorreu nesta segunda-feira, 31, premiou a Companhia das Letras com o Prêmio Bolonha de Melhores Editoras Infantis do Ano (BOP) no Caribe, América Central e América do Sul.

A premiação é dividida em seis áreas: África, Ásia, Europa, América do Norte, América Central e América do Sul e Oceania. Criada em 2013 pela Feira do Livro Infantil de Bolonha em colaboração com a Associação de Editoras Italianas (AIE) e a Associação Internacional de Editores (IPA), ela é realizada por meio de uma votação entre editoras.

O BOP, como é chamada, possui o intuito de reconhecer as melhores editoras infantis que se destacam pelo trabalho educacional e de qualidade, além da valorização dos aspectos culturais e sociais.

Nas redes sociais, a Companhia das Letrinhas, marca infantil da editora brasileira, celebrou o troféu: “Não poderíamos estar mais felizes pela conquista de um dos maiores prêmios do mercado editorial! Agradecemos a toda a nossa equipe, a todos os nossos autores e autoras e a todas as pessoas que fazem parte da nossa história. Parabenizamos, também, as demais editoras premiadas.”

É a segunda vez que o Brasil ganha nesta categoria. A Cosac Naify, extinta em 2015 (e que reabriu como Cosac Edições, em 2023), ganhou o prêmio em 2013, também na categoria de editoras latino-americanas e caribenhas.

Confira os ganhadores da premiação nas seis áreas:

Caribe, América Central e América do Sul

Companhia das Letras (Brasil): Criada como uma casa de publicação literária em 1986 por Luiz Schwarcz e sua esposa, Lilia Moritz Schwarcz, com o objetivo de oferecer ao Brasil publicações de qualidade, a Companhia das Letras cresceu e inclui 17 unidades de publicação independentes, com uma audiência de leitores de todas as idades e setores. Depois da venda de uma participação majoritária para a Penguin, a Companhia das Letras expandiu os gêneros das publicações, criou novas marcas e hoje é a segunda maior publicadora do País.

África

Imagnary House (África do Sul): A Imagnary House é uma editora e desenvolvedora da propriedade intelectual de crianças e jovens adultos. Foi fundada em 2015, depois de noticiar uma brecha na África em histórias infantis e infanto-juvenis com autenticidade e qualidade.

Ásia

Everafter Books – Beijing Everafter Cultura Development Co., Ltd (China): A Everafter Books foi fundada em 2015 com a missão de “publicar livros de qualidade para crianças entre 0 e 12 anos de idade, nutrindo-as com conteúdo excepcional. Nos últimos 9 anos, a Everafter publicou mais de 600 títulos com um valores extremamente atenciosos e estéticos, muitos dos quais já ganharam prêmios nacional e frequentaram as listas mais prestigiosas de seleções de livros infantis.

Europa

Fatatrac (Itália): Criada em 1979, na Florença, por um grupo de 12 ilustradores, a Fatatrac se tornou em 2011 uma marca do grupo Edizioni Del Borgo, de Bolonha. Ao longo dos anos, a editora publicou livros infantis caracterizados pelo rigor de conteúdo, atenção à qualidade das ilustrações e compromisso com a educação. O catálogo extensivo conta com livros em que o elemento brincalhão é muito ligado ao educacional, graças ao uso da “engenharia de papel”, como visto em livros de atividades.

América do Norte

Candlewick Press (Estados Unidos): em 1992, a Candlewick Press abriu suas portas como uma editora de livros infantis independente e ainda se mantém, nos dias de hoje, como uma das líderes em criatividade na publicação de livros e conteúdos para crianças. Desde então, suas ofertas cresceram para todas as idades, com formatos como livros de tabuleiro e e-books até novidades de ponta para ficção inovadora. A Candlewick Press é parte de uma empresa de publicação global que floresce em três continentes: como editores de livros infantis, nosso objetivo é ter certeza que nossos livros e conteúdo publicados criem autenticidade e reflitam sobre o mundo ao nosso redor de maneira alegre. É imperativo que a indústria das editoras mude para servir melhor para leitores jovens, e essa mudança começa conosco.

Oceania

Milas Books (Nova Zelândia): O Milas Books é a única editora com um time completamente originado nas Ilhas do Pacífico, dedicado a criar histórias que celebram a linguagem, cultura e as identidades do Pacífico. Fundada em 2019, a Milas Books existe com a intenção de assegurar que crianças tamaiti (originárias do Pacífico), famílias e comunidades sintam-se vistas, ouvidas e que suas histórias sejam lidas. Ela publica uma grande variedade de livros baseados em valores e tradições, todos criados por autores, ilustradores e criativos das Ilhas do Pacífico, que se certificam da autenticidade na “contação de histórias” que melhor reflete a riqueza da cultura do local. Além das publicações, a Milas Books tem o compromisso de empoderar a próxima geração de contadores de histórias do Pacífico e trabalha em conjunto com escolas, bibliotecas e organizações que entregam a literatura e workshops culturais e reforçam as narrativas do Pacífico, de Aotearoa (Nova Zelândia) e além.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Diretor de ’10 Coisas que Eu Odeio em Você’ planeja sequências da comédia romântica


Adorada comédia romântica do fim dos anos 1990, 10 Coisas que Eu Odeio em Você pode ganhar novas sequências. Diretor…


Adorada comédia romântica do fim dos anos 1990, 10 Coisas que Eu Odeio em Você pode ganhar novas sequências. Diretor…

GMC+

Maidê Mahl explica hesitação em compartilhar recuperação 9 meses após seu desaparecimento


Maidê Mahl usou suas redes sociais nesta quinta-feira, 8, para falar sobre sua reabilitação. Nove meses após seu desaparecimento, ela…


Maidê Mahl usou suas redes sociais nesta quinta-feira, 8, para falar sobre sua reabilitação. Nove meses após seu desaparecimento, ela…

GMC+

Virada Cultural terá 800 atrações, como Luísa Sonza, Djonga e Vanessa da Mata; veja confirmados


A Virada Cultural chega à sua 20ª edição com mais de 800 apresentações espalhadas por todas as regiões da cidade…


A Virada Cultural chega à sua 20ª edição com mais de 800 apresentações espalhadas por todas as regiões da cidade…