12 de julho de 2025

Disney ajusta políticas de inclusão e modifica aviso de conteúdo em filmes clássicos; entenda


Por Agência Estado Publicado 12/02/2025 às 16h30
Ouvir: 02:59

A Walt Disney Company anunciou nesta terça-feira, 11, que irá ajustar os avisos de conteúdo em alguns de seus filmes mais antigos, como Peter Pan (1953) e Dumbo (1941). A alteração vem em meio à mudança de estratégia dos programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) da companhia, e foi anunciada em um comunicado interno enviado aos funcionários.

image
Foto: Reprodução

Na prática, a alteração significa que o aviso de conteúdo, que toca automaticamente antes de alguns filmes mais antigos no Disney+, será reduzido. O texto serve para contextualizar algumas representações estereotipadas ou preconceituosas que podem aparecer nas histórias.

A versão atual diz: “Este programa inclui representações negativas e/ou maus tratos de pessoas ou culturas. Esses estereótipos eram incorretos na época e continuam sendo incorretos hoje. Em vez de remover esses conteúdos, queremos reconhecer o impacto nocivo que eles tiveram, aprender com a situação e despertar conversas para promover um futuro mais inclusivo juntos. A Disney tem o compromisso de criar histórias com temas inspiradores e motivadores, que reflitam a diversidade da experiência humana no mundo todo.”

Já a nova versão, mais curta, é semelhante ao texto criado originalmente em 2019, quando a plataforma de streaming foi lançada nos Estados Unidos e Canadá: “Este programa é apresentado como criado originalmente, e pode conter estereótipos ou representações negativas”.

O texto do anúncio, assinado pela gestora de Recursos Humanos, Sonia Coleman, e obtido pelo portal Axios, também anuncia que a companhia vai encerrar a iniciativa “Reimagine Tomorrow” (Reimagine o Amanhã) e o site correspondente, usado para dar destaque a histórias e criadores de comunidades de minoria representativa. Segundo o memorando, “isso não vai modificar o compromisso da empresa com a criação de uma cultura da qual todos possam se sentir parte e onde todos possam prosperar”.

A novidade é interpretada pelo mercado como uma espécie de adequação ao governo do presidente Donald Trump, já que a plataforma vinha sendo atacada pela ala conservadora por iniciativas como o “Reimagine Tomorrow”. A ideia, agora, é dar mais foco aos resultados comerciais.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Regina Duarte revela que se apaixonou de verdade por Zé Mayer e critica remake de ‘Vale Tudo’


Ícone da dramaturgia brasileira, Regina Duarte relembrou momentos marcantes de sua carreira, como interpretar três Helenas do autor Manoel Carlos,…


Ícone da dramaturgia brasileira, Regina Duarte relembrou momentos marcantes de sua carreira, como interpretar três Helenas do autor Manoel Carlos,…

GMC+

Em podcast de Catia Fonseca, Regina Duarte diz que ‘continua admirando’ Bolsonaro


Regina Duarte participou na noite da última quinta-feira, 10, do PodCatia Entrevista, podcast de Catia Fonseca transmitido pelo canal do…


Regina Duarte participou na noite da última quinta-feira, 10, do PodCatia Entrevista, podcast de Catia Fonseca transmitido pelo canal do…