Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de fevereiro de 2026

‘Investigando Lucy Letby’: série mostra caso de enfermeira condenada por matar 7 bebês


Por Agência Estado Publicado 05/02/2026 às 12h57
Ouvir: 00:00

Novo documentário da Netflix, Investigando Lucy Letby estreou nesta quarta-feira, 4, e revisita um dos casos criminais de maior repercussão do Reino Unido nos últimos anos. A produção aborda a condenação da enfermeira britânica Lucy Letby, sentenciada à prisão perpétua pelo assassinato de sete recém-nascidos, além de outras sete tentativas de homicídio.

Com cerca de uma hora e meia de duração, o documentário reúne imagens inéditas, registros de interrogatórios, documentos do processo e depoimentos de pessoas diretamente envolvidas no caso, além de apresentar diferentes interpretações sobre as provas analisadas pela Justiça.

Os crimes e a condenação

Lucy Letby, atualmente com 36 anos, foi condenada em agosto de 2023 após um dos julgamentos mais longos da história recente do Reino Unido. Os crimes ocorreram entre 2015 e 2016 na unidade neonatal do Countess of Chester Hospital, no noroeste da Inglaterra.

De acordo com a sentença, os bebês teriam sido mortos por meio da injeção de ar por via intravenosa ou pela introdução de ar e excesso de leite no estômago, utilizando sondas nasogástricas. A Justiça britânica também considerou Lucy culpada por sete tentativas de homicídio.

A enfermeira sempre negou as acusações. Seus pedidos de recurso foram recusados duas vezes pelos tribunais do país.

O que o documentário apresenta

A produção inclui trechos dos interrogatórios de Lucy Letby, nos quais a enfermeira opta por responder “sem comentários” a diversas perguntas, além de páginas de seu diário pessoal. Em algumas anotações, datas que coincidem com as mortes aparecem marcadas com asteriscos.

O documentário também traz o depoimento da mãe de uma das vítimas e entrevistas com profissionais que acompanham o caso. Entre eles está o médico canadense Shoo Lee, que questiona as perícias apresentadas no julgamento e afirma ver inconsistências nas conclusões usadas pela acusação.

Imagens inéditas e reação da família

Um dos pontos centrais do documentário é a exibição do momento da prisão de Lucy Letby, gravado dentro da casa dos pais da enfermeira. As cenas mostram a jovem em seu quarto, vestindo pijama, aparentemente confusa, sendo algemada e conduzida até a delegacia.

A inclusão dessas imagens motivou críticas públicas de seus pais, John e Susan Letby. Em comunicado divulgado no site do jornal Sunday Times, o casal classificou o uso do material como uma “violação total da vida privada” e mencionou a pressão midiática enfrentada pela família desde o início do caso.

Questionamentos e revisões em andamento

Apesar da condenação, o caso segue gerando debates. Atualmente, o processo está sendo analisado pela Criminal Cases Review Commission, órgão independente responsável por revisar possíveis erros judiciais.

Paralelamente, as mortes dos bebês passarão por nova análise a partir de 5 de maio, conduzida por um médico-legista. As conclusões poderão ser encaminhadas ao Ministério Público. No sétimo caso, a investigação anterior não conseguiu determinar se a morte foi natural ou provocada.

Depoimentos finais e posicionamento oficial

A produção se encerra com a fala de John Gibbs, ex-pediatra do hospital onde Letby trabalhou. Ele relata sentimentos de responsabilidade profissional e levanta questionamentos sobre o processo investigativo, ao mesmo tempo em que afirma não acreditar, até o momento, em erro judicial.

Em entrevista à rádio LBC News, o ministro britânico da Saúde, Wes Streeting, declarou que continua confiando nas decisões dos tribunais, a menos que elas sejam revistas pela própria Justiça.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Nick Jonas revela que filha teve de ser reanimada no parto: ‘Pesava 765 gramas e estava roxa’


Nick Jonas comentou sobre a intensa experiência do parto de sua filha, Malti Marie, com Priyanka Chopra. Segundo o artista,…


Nick Jonas comentou sobre a intensa experiência do parto de sua filha, Malti Marie, com Priyanka Chopra. Segundo o artista,…

GMC+

Draco Malfoy, de ‘Harry Potter’, vira mascote improvável de ano-novo na China


Um dos personagens mais conhecidos da saga Harry Potter, Draco Malfoy virou um dos símbolos mais inesperados das comemorações do…


Um dos personagens mais conhecidos da saga Harry Potter, Draco Malfoy virou um dos símbolos mais inesperados das comemorações do…

GMC+

Além de ‘Bridgerton’, veja outras referências pop que já apareceram na edição do BBB 26


O Big Brother Brasil é conhecido por gerar uma série de memes em todas as edições, geralmente envolvendo trapalhadas dos…


O Big Brother Brasil é conhecido por gerar uma série de memes em todas as edições, geralmente envolvendo trapalhadas dos…