Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de janeiro de 2026

Prêmio APCA divulga lista dos escolhidos na edição de 2026; evento de entrega acontece em Maio


Por Agência Estado Publicado 27/01/2026 às 13h14
Ouvir: 00:00

Celebrando 70 anos de ação em defesa e valorização das artes no Brasil, a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) escolheu na noite dessa segunda-feira, 26, os melhores de 2025 nas seguintes categorias: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão.

Entre os premiados na categoria Literatura se destacam a obra Presente do Acaso, Um Ensaio Biográfico sobre Silviano Santiago, de João Pombo Barile (Autêntica), em Reportagem/Biografia.

Lançada em outubro de 2025, a obra constrói um retrato do ensaísta e poeta brasileiro. Silviano Santiago é flagrado desde a perda prematura da mãe, com um ano e meio de idade, passa por sua juventude em Belo Horizonte, por seus estudos em Paris, por seu trabalho como professor nos Estados Unidos dos anos 1960; sem esquecer de seu retorno ao Brasil, em plena ditadura militar.

Em Romance, a obra premiada foi Corsária, de Marilene Felinto (Fósforo e Ubu), que conta a história de uma mulher que deixa para trás um amor e uma vida confortável em Houston, nos Estados Unidos, e volta para o interior do Nordeste brasileiro a fim de encontrar a reparação moral e financeira a que sua família tem direito.

Confira todos os vencedores na categoria Literatura, votados por Gabriel Kwak, Gabriela Mayer, Rodrigo Casarin e Ubiratan Brasil.

Romance: Corsária, de Marilene Felinto (Fósforo e Ubu);
Contos: Os Anos de Vidro, de Mateus Baldi (Nós)
Poesia: Noite Devorada, de Mar Becker (Círculo de Poemas)
Tradução: Aleksandar Jovanovic, por O Museu da Rendição Incondicional, de Dubravka Ugresic (Carambaia)
Ensaio: Pensar com as Mãos, de Marília Garcia (WMF Martins Fontes)
Reportagem/Biografia: Presente do Acaso, um Ensaio Biográfico sobre Silviano Santiago, de João Pombo Barile (Autêntica)
Infantojuvenil: Ximlóp, de Gustavo Piqueira (Editora Joaquina)

Os Anos de Vidro, premiado em Contos, reúne 11 contos atravessados pela fissura – temporal, afetiva, identitária – em que personagens marcados pela inquietação e pela incompletude tateiam os limites do desejo, do gênero e da linguagem em uma paisagem urbana hostil e em ruínas.

Noite Devorada, de Mar Becker, vencedor na categoria Poesia, fala de amor. Na obra, a poeta gaúcha dispõe os versos como se mostrasse, pouco a pouco, os movimentos dos corpos que se amam.

Pensar com as Mãos, de Marília Garcia, reúne ensaios breves sobre poesia que se definem por um desejo de transmitir a experiência da escrita poética. E o Infantojuvenil Ximlóp é uma história sobre o direito de ser esquisito.

Por fim, a obra O Museu da Rendição Incondicional, que deu a Aleksandar Jovanovic o prêmio de melhor tradução, foi escrita pela croata Dubravka Ugrešic. É uma crônica da vida no exílio e descreve com maestria a vida daqueles que habitam as brechas entre duas culturas. O romance, escrito em 1996 numa língua que ainda se denominava servo-croata e era o principal idioma da ex-Iugoslávia, teve tradução direta do original.

A 70ª cerimônia de premiação com a entrega dos troféus está prevista para maio, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, em parceria com a Associação Paulista Amigos da Arte e a Secretaria de Estado da Cultura.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Elisa revê comportamento de Pedro na Casa de Vidro: ‘Segunda intenção’


Elisa Klein, participante da Casa de Vidro do Big Brother Brasil 26, falou sobre um comportamento suspeito de Pedro Henrique…


Elisa Klein, participante da Casa de Vidro do Big Brother Brasil 26, falou sobre um comportamento suspeito de Pedro Henrique…

GMC+

Grazi Massafera fala sobre a novela ‘Dona Beja’: ‘Mais conservadores vão achar que é lacração’


Além de ser vista diariamente na novela das 9 da TV Globo, Três Graças, como Arminda, a atriz Grazi Massafera…


Além de ser vista diariamente na novela das 9 da TV Globo, Três Graças, como Arminda, a atriz Grazi Massafera…

GMC+

Ary Fontoura comemora 93 anos: ‘Fome de mundo’


Ary Fontoura completa 93 anos nesta terça-feira, 27 de janeiro. No Instagram, onde compartilha o cotidiano com mais de 6…


Ary Fontoura completa 93 anos nesta terça-feira, 27 de janeiro. No Instagram, onde compartilha o cotidiano com mais de 6…