Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Próximo filme com Tânia Maria, de ‘O Agente Secreto’, terá estreia no Festival de Roterdã


Por Agência Estado Publicado 17/12/2025 às 08h14
Ouvir: 00:00

A atriz Tânia Maria, elogiada pelo papel de Dona Sebastiana em O Agente Secreto, está no elenco de Yellow Cake, filme do diretor Tiago Melo que terá estreia mundial no Festival de Roterdã (IFFR), na Holanda.

O filme será exibido na principal mostra competitiva do evento, que premia o vencedor com o Tiger Award, concorrendo com outras 11 produções. O festival acontecerá entre 29 de janeiro e 8 de fevereiro.

Em 2018, Tiago Melo ganhou o prêmio Bright Future, voltado para diretores estreantes, por Azougue Nazaré. O cineasta pernambucano é mais conhecido como produtor, tendo trabalhado em filmes como Aquarius e Bacurau, de Kleber Mendonça Filho, e Boi Neon, de Gabriel Mascaro.

Estrelado por Rejane Faria, Yellow Cake é ambientado em Picuí, no interior da Paraíba. Na região, conhecida pelas “terras raras”, um grupo de cientistas tenta erradicar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, usando urânio. A protagonista Rúbia Ribeiro (Rejane), uma física nuclear, integra o experimento secreto que dá título ao filme.

A trama mistura ficção científica e drama, abordando temas como exploração dos recursos naturais, implicações éticas da ciência e desigualdade social.

Além de Rejane Faria e Tânia Maria, também estão no elenco Valmir do Côco, Spencer Callahan, Wolfgang Pannek, Alli Willow, Rosa Malagueta, Galeguinho, Zé Matias e Severino Dadá.

Quem é Tânia Maria?

Aos 78 anos, Tânia Maria é uma atriz iniciante. Ela começou a atuar aos 72 anos, quando trabalhou com Kleber Mendonça Filho em Bacurau (2019). Na ocasião, chamou atenção do diretor, passou pela preparação de elenco e obteve mais destaque no filme.

Desta vez, ela retorna como coadjuvante, interpretando Dona Sebastiana, que abriga Marcelo (Moura) em sua chegada ao Recife. O diretor escreveu a trama de O Agente Secreto com Moura e Tânia em mente.

O The New York Times recentemente destacou o trabalho de Tânia no filme. Na publicação, intitulada The Best, Craziest, Scuzziest Film Performances of 2025 (as melhores, mais loucas e mais bizarras performances cinematográficas de 2025, na tradução), a brasileira conquistou o título de “melhor atuação com cigarro”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Warner Bros. Discovery pede rejeição de oferta da Paramount e reitera apoio à fusão com Netflix


A Warner Bros. Discovery informou que seu conselho de administração recomendou de forma unânime que os acionistas rejeitem a oferta…


A Warner Bros. Discovery informou que seu conselho de administração recomendou de forma unânime que os acionistas rejeitem a oferta…