Saiba como está o casal de Sarandi que viralizou após adotar dois irmãos
Um ano após conquistar a guarda definitiva da adoção de dois irmãos e viralizar nas redes sociais, o casal morador de Sarandi Reniéslei de Lima Maciel, de 35 anos, e Marlon Walter da Silva, de 33, juntos há oito anos, contou ao GMC Online como tem sido a rotina das crianças – relembre abaixo a história do casal e o processo de adoção.
No Dia dos Pais, celebrado no último domingo, 11, Reniéslei disse que recebeu seu maior presente. “Confesso que também é o meu maior desafio. Ser pai não é fácil. Entender que a vida deles está em minhas mãos e que tudo que eles fazem é um espelho de quem eu sou, me deixa apreensivo e preocupado. Sei que tenho muitos erros e falhas e não gostaria que meus filhos também tivessem”, conta.
Adaptação
Segundo Reniéslei, agora, depois de um bom tempo, o casal conseguiu se adaptar bem e criar a própria rotina com as crianças. “Além do trabalho e escola. Eu (Reniéslei) decidi mudar de vida e melhorar minha saúde e decidi começar um esporte com meus filhos, juntos estamos praticando jiu-jítsu. Além de criar mais vínculos, o jiu-jítsu melhora nossa saúde e desenvolve melhor a coordenação motora deles. Nos fins de semana o papai Marlon tem levado eles para andar de bike, que o Saymon ama”, diz.
Ele destaca que ser pai é uma responsabilidade gigantesca, permeada por desafios, batalhas internas e lutas. “Não tem como romantizar ser pai ou mãe. É muito difícil. Eu escolhi ser um, eu já sabia que era difícil, mas nem tanto. Mas olha, apesar de tantas adversidades, ser pai é majestoso. Hoje eu não sei o que seria da minha vida sem meus filhos. Cada passo dado, cada conquista me deixa tão feliz. O abraço pela manhã, as mensagens de apoio que eles dão. Todos os desenhos que eles fazem e me dão de presente com a escrita: Papai eu te amo! (nem sempre tão certo assim).”, declara.
A história
O casal morador de Sarandi viralizou nas redes sociais no ano passado, após compartilhar um vídeo que mostra a realização do grande sonho da vida deles: adotar um filho – veja no fim da matéria o vídeo que viralizou e chegou a ser compartilhado em grandes perfis do Instagram, como o Choquei e o Alfinetei. E no caso de Reniéslei e Marlon, o desejo se concretizou em dobro e eles se tornaram pais de dois meninos, que são irmãos.
“Desde o primeiro momento a nossa escolha seria por duas crianças, até pelo fato de não precisar voltar para a fila de adoção depois já colocamos dois direto. A adoção de irmãos tem pouca procura, foi uma das coisas que mexeu com a gente quando falaram no curso obrigatório fornecido gratuitamente pela Vara da Infância”, contou Reniéslei ao GMC Online.
Segundo Reniéslei, para realizar o grande sonho de adotar, primeiro ele e o companheiro buscaram se estabilizar, ter a casa própria e um carro, para então entrarem com o pedido de adoção.
O início de tudo
Reniéslei e Marlon deram entrada no processo em agosto de 2022. “Passamos por todo o processo do curso, documentações, avaliações e habilitação até janeiro deste ano. Fomos enfim habilitados dia 18 de janeiro deste ano. No perfil nós colocamos duas crianças, a maior até 12 anos, a menor até 10, de sexo indiferente, com possibilidade de doenças tratáveis e HIV. Colocamos os estados do RS, SC, PR, SP e MS”, conta.
O momento de conhecer os meninos: a primeira videochamada
No dia 21 de março de 2023 o casal recebeu a primeira ligação da pessoa responsável pelo processo deles na Vara da Infância. A notícia era de que havia dois meninos para que eles conhecessem. “Não podia falar nem o nome e nem a história ainda, só queria saber se tínhamos interesse. Era um de 5 e um de 9 anos. Não sei explicar qual foi nosso sentimento nesse momento, mas era um misto enorme de emoções e de imediato aceitamos”, relata Reniéslei.
Eles conheceram a história das crianças e alguns dias depois puderam conhecer Cristopher, que já completou 10 anos, e Saymon de 5 anos, por videochamada. “Meu coração palpitava forte e a primeira palavra do Cris foi: ‘Oi Pai’. Eu simplesmente fiquei sem reação e o Marlon não parou de chorar o tempo todo, conversamos e acabou o tempo. Foi um verdadeiro encontro de almas”, conta Reniéslei.
O primeiro encontro pessoalmente e a história do vídeo que viralizou
O casal continuou conversando com os meninos mais alguns dias e em menos de um mês foi conhecê-los pessoalmente. O registro do primeiro encontro, que aconteceu no dia 17 de abril de 2023 é o que viralizou nas redes sociais desde que foi postado, há cerca de uma semana – veja o vídeo abaixo.
Segundo Reniéslei, no primeiro encontro o nervosismo tomou conta. “Todos nós estávamos muito nervosos, por mais que já havíamos falado com eles por vídeo diversas vezes, a sensação é outra de poder abraçar, é totalmente inexplicável. O coração quase saia pela boca. Nos emocionamos muito, mas evitamos de chorar, para que eles não pensassem algo diferente. Tentamos ficar alegres o tempo todo”, relata.
A conquista da guarda provisória
No dia seguinte ao primeiro encontro pessoalmente, 18 de abril de 2023, o casal voltou ao abrigo e buscou os meninos para passear durante a tarde.
“Todos os dias eles eram avaliados e a gente também. A gente tem que conversar com a psicóloga à noite pra ver se continua o processo. Na quarta, como deu tudo certo, de manhã cedo a gente já buscou eles e ficou com eles até segunda-feira, dia 24, em um apartamento alugado na cidade onde fica o abrigo em que eles moravam. Pudemos nos conectar ainda mais. Foram dias incríveis passeando na cidade deles com amor, carinho e muita bagunça. Aí na segunda-feira a gente entregou eles e na terça-feira, dia 25, foi a audiência. Ficamos com a guarda provisória”, explica Reniéslei.
O casal então saiu com os meninos da cidade de origem deles no dia 25 de abril. “Quando chegamos em casa a rotina deles muda completamente, muda de escola, de convivência, de amigos, novas regras, então os primeiros dias foram bem difíceis. É esperado que a adaptação de crianças maiores seja um pouco mais difícil, mas logo conseguimos tornar tudo mais leve para os dois lados”, relata.
Guarda definitiva
De acordo com Reniéslei, durante o período em que foi mantida a guarda provisória, o casal passou por avaliação e recebeu até mesmo a visita surpresa de uma assistente social na casa deles. “Durante noventa dias a gente passa por avaliação, recebe visita surpresa em casa, tem que levar os meninos para conversar com psicólogo. O psicólogo conversa com a gente. Inclusive durante esse momento o adotante pode até desistir da adoção”.
Passados os noventa dias, o processo foi finalizado com a sentença final da justiça que concedeu a guarda definitiva ao casal. Por isso, somente agora o vídeo do primeiro encontro pôde ser postado nas redes sociais. Inclusive, Reniéslei ‘deu a sentença’ ao companheiro como presente de Dia dos Pais – veja o momento na foto abaixo:
O conselho do casal para quem quer adotar
“Se você quer adotar, a primeira coisa que aconselho é entrar em grupos de adoção e assistir muitos vídeos de experiências de pessoas que já adotaram para se preparar e também fazer acompanhamento psicológico (esse é fundamental). A adoção é linda, mas é bem difícil no começo, principalmente se for adoção tardia. Porém, não desista, é muito recompensador. Ouvir chamar de pai, o abraço sincero, o sorriso no rosto, não tem preço que pague a sensação de ser pai”.