Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de janeiro de 2026

Valentino se aposentou das passarelas em 2008; saiba quem foram seus sucessores na grife


Por Agência Estado Publicado 19/01/2026 às 18h24
Ouvir: 00:00

Valentino Garavani, um dos principais estilistas do século XX, responsável por vestir nobres e a alta sociedade, morreu nesta segunda-feira, 19. O célebre estilista tinha 93 anos e estava em sua casa, em Roma. Ao longo de toda a sua trajetória, o artista italiano se consagrou como um dos principais nomes de sua época e referência eterna dentro da alta costura.

Apelidado como “o último imperador”, tem a morte marcada como a última dos grandes estilistas do século passado.Suas roupas tornaram-se marca registrada nos mais diversos tipos de eventos.

Em 1959, após se aventurar na elaboração de figurinos em Hollywood, o estilista abriu seu estúdio na Via Condotti e começou a sua marca. Algum tempo depois, conheceu Giancarlo Giammetti, com quem futuramente iria trabalhar e se relacionar. A partir daquele ano, o mundo da moda passou a contar com um novo elemento que transformaria a arte.

Após quase cinco décadas à frente de sua marca, em 2008, Valentino se aposentou e deixou as passarelas. Desde então, o cargo de liderança passou por três artistas. Logo após a saída da mente por trás da grife, Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli estiveram no comando. Ambos atuaram juntos até 2016 e trabalharem como codiretores criativos.

Antes de assumir a liderança na Valentino, a dupla se encarregou da criação de acessórios para a Fendi entre 1989 e 1999. Algum tempo depois, Chiuri e Picciolli se uniram mais uma vez para desempenhar a mesma função, mas agora, na Valentino.

Em 2016, após anos juntos à frente da grife, Chiuri deixou seu cargo, enquanto Piccioli seguiu na liderança sozinho. Ao longo dos anos, ele se consagrou dentro da indústria e deixou sua marca na Valentino, e é tido como um dos grandes coloristas da moda contemporânea. Com 25 anos de casa, o estilista deixou o seu posto em 2024.

Desde então, a Valentino tem estado sob o comando de Alessandro Michele. O estilista havia deixado a Gucci em 2022, depois de 20 anos na marca, sendo sete sob o cargo de diretor criativo.

Antes disso, o artista havia trabalhado na Fendi, onde ocupou o cargo de designer sênior de acessórios.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Brooklyn Beckham: entenda as acusações do filho de David e Victoria Beckham contra os pais


Brooklyn Beckham, filho de 26 anos do casal David e Victoria Beckham, não poupou palavras e fez acusações sérias contra…


Brooklyn Beckham, filho de 26 anos do casal David e Victoria Beckham, não poupou palavras e fez acusações sérias contra…

GMC+

‘O Agente Secreto’ e mais filmes terão sessões gratuitas no aniversário de SP


O Agente Secreto e outros filmes terão sessões de cinema gratuitas no aniversário de São Paulo, comemorado no domingo, 25….


O Agente Secreto e outros filmes terão sessões de cinema gratuitas no aniversário de São Paulo, comemorado no domingo, 25….

GMC+

Noah Schnapp, de ‘Stranger Things’, vem ao Brasil para evento com fãs


Noah Schnapp, o Will de Stranger Things, virá ao Brasil para evento com fãs da série. A novidade foi anunciada…


Noah Schnapp, o Will de Stranger Things, virá ao Brasil para evento com fãs da série. A novidade foi anunciada…