Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Alejandro Domínguez é reeleito presidente da Conmebol após manobra e ficará no poder até 2031


Por Agência Estado Publicado 12/06/2025 às 14h19
Ouvir: 00:00

O paraguaio Alejandro Domínguez foi reeleito presidente da Conmebol nesta quinta-feira. A eleição foi realizada durante o 81º Congresso Extraordinário da entidade, em Luque, nos arredores de Assunção, no Paraguai.

Domínguez, assim, ficará no cargo até o mês de abril de 2031. Ele está na presidência da entidade desde o ano de 2016. Os três mandatários anteriores – Juan Napout, Eugenio Figueredo e Nicolas Leoz – foram presos após escândalo de corrupção de proporções globais, conhecido como Fifagate.

“Renovo o meu compromisso com vocês. Me sinto animado e motivado para seguir adiante com este trabalho que começamos há um tempo, de olho no futuro com muito otimismo, com mais alegria e com muito mais paixão, porque o que virá é ainda melhor”, disse Domínguez depois da reeleição.

“O próximo passo com tudo que estamos fazendo juntos é inovar e implementar o Fair Play Financeiro. É tempo que a história mude. Não queremos clubes endeusados, queremos clubes fortes, jogadores que recebam em tempo. Queremos que se invista o dinheiro na logística que vai assegurar o futuro”, afirmou.

A reeleição de Domínguez na Conmebol já tinha sido antecipada pelo colunista do Estadão, Marcel Rizzo. O presidente fez uma manobra e antecipou o Congresso Extraordinário da confederação, que foi adiantado em quase um ano. Domínguez não teve concorrentes e foi reeleito por unanimidade pelos presidentes das confederações.

O mandatário da Confederação Brasileira de Futebol, Samir Xaud, representou a entidade na eleição e fez elogios ao trabalho de Domínguez. “Quero parabenizar o presidente Alejandro pelo trabalho intenso pelo futebol sul-americano. Sou o presidente mais novo do Brasil, eleito há pouco tempo e venho com a missão de mudar o futebol brasileiro para melhor e contribuir com todo o futebol sul-americano. Agradeço a recepção do senhor e de cada presidente, me receberam de braços abertos e quero dizer que a Confederação Brasileira de Futebol vai andar junto, de mãos dadas, para melhorar o futebol sul-americano e mundial”, disse Xaud.

Domínguez será, portanto, o mandatário da Conmebol durante a Copa do Mundo de 2030. A América do Sul receberá três duelos do torneio da Fifa – em Buenos Aires, Assunção e Montevidéu – como forma de comemorar o centenário da Copa, que teve a edição inaugural em 1930, no Uruguai. A competição ocorrerá, majoritariamente, na Espanha, em Portugal e no Marrocos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Mike Tyson anuncia África como local para a luta de exibição com Floyd Mayweather em março


Três meses após anunciar em suas redes sociais que vai realizar uma luta exibição com Floyd Mayweather em 2026, o…


Três meses após anunciar em suas redes sociais que vai realizar uma luta exibição com Floyd Mayweather em 2026, o…

Esportes

Guanaes prevê 2026 desafiador após ano mágico do Mirassol: ‘Objetivo é ficar na Série A’


Eleito melhor treinador no prêmio Bola de Prata, Rafael Guanaes celebrou a temporada histórica do Mirassol, mas tratou de frear…


Eleito melhor treinador no prêmio Bola de Prata, Rafael Guanaes celebrou a temporada histórica do Mirassol, mas tratou de frear…

Esportes

Tite cita crise de ansiedade e abre coração sobre futuro: ‘Vou onde houver sintonia de ideias’


Tite voltou às atenções do público nesta segunda-feira, ao participar do prêmio Bola de Prata da ESPN. O treinador de…


Tite voltou às atenções do público nesta segunda-feira, ao participar do prêmio Bola de Prata da ESPN. O treinador de…