Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024

Botafogo pede investigação ao STJD, fala em acionar Justiça e faz 5 sugestões para arbitragem


Por Agência Estado Publicado 06/12/2023 às 20h15
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Botafogo informou nesta quarta-feira, horas antes de a bola rolar para a rodada decisiva do Campeonato Brasileiro, que enviou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) um ofício cobrando providências do órgão acerca de relatórios produzidos a pedido do clube por uma empresa que analisa comportamentos da arbitragem e que apontariam supostos prejuízos em resultados de partidas desta edição do torneio nacional.

“O Botafogo enviou, nesta quarta-feira, um ofício ao Presidente do STJD, José Perdiz, e ao Procurador-Geral do STJD, Ronaldo Piacente, solicitando que sejam tomadas providências com base em relatórios independentes emitidos por uma respeitada empresa de análise orientada para a tecnologia que prepara rotineiramente avaliações de árbitros e manipulação de jogos, relatórios para órgãos do futebol e como testemunha especializada em questões perante os tribunais. O ofício é apoiado por uma análise completa da conduta dos árbitros e participantes das partidas em vários jogos impactantes da Série A de 2023”, escreveu o clube em nota.

O dono da SAF do Botafogo, John Textor, contratou a empresa “Good Game!” para avaliar a postura dos árbitros nos jogos do Brasileirão e detectar possíveis manipulações de resultado. Foi produzido, então, um relatório que apontaria o Botafogo como líder do campeonato caso a arbitragem tivesse tomado decisões a favor do clube em determinados jogos.

Na nota emitida nesta quarta-feira, o Botafogo ainda explorou cinco sugestões para serem adotadas para melhorar a qualidade da arbitragem no Campeonato Brasileiro: regulamentação da profissão de árbitro de futebol profissional; independência institucional entre a entidade que regula a arbitragem de futebol profissional e a entidade organizadora da respectiva competição; acompanhamento técnico-científico dos lances e indicadores das partidas de futebol profissional masculino, com a contratação de empresas de auditoria independente, especializadas na análise de dados desportivos; criação de ranking de árbitros baseados nos erros cometidos ao longo do campeonato e, com base neste ranking, a adoção de critérios de promoção e rebaixamento para árbitros; e transparência na escalação de árbitros para partidas de futebol profissional, além de outras medidas que venham a ser indicadas.

Se esgotadas as esferas desportivas no futuro, o Botafogo afirma que continuará sua batalha na Justiça Comum para “apurar os fatos narrados e contribuir para a evolução do futebol brasileiro”.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Red Bull Bragantino fica no 0 a 0 com Águilas Doradas-COL em sua estreia na Libertadores


O Red Bull Bragantino foi o primeiro time brasileiro a entrar em campo na atual edição da Copa Libertadores. O…


O Red Bull Bragantino foi o primeiro time brasileiro a entrar em campo na atual edição da Copa Libertadores. O…

Esportes

Flamengo goleia Boavista em grande apresentação e vai à semifinal da Taça Guanabara


O Flamengo é o segundo classificado às semifinais da Taça Guanabara. Nesta terça-feira, no encerramento da nona rodada, a equipe…


O Flamengo é o segundo classificado às semifinais da Taça Guanabara. Nesta terça-feira, no encerramento da nona rodada, a equipe…

Esportes

Alcaraz torce o tornozelo e abandona jogo diante de Thiago Monteiro no Rio Open após dois games


Durou somente dois games a participação de Carlos Alcaraz na atual edição do Rio Open, disputado no Jockey Club Brasileiro….


Durou somente dois games a participação de Carlos Alcaraz na atual edição do Rio Open, disputado no Jockey Club Brasileiro….