Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de dezembro de 2025

Brasil perde da Dinamarca, mas se despede do Mundial com campanha histórica


Por Agência Estado Publicado 29/01/2025 às 15h04
Ouvir: 00:00

A seleção brasileira masculina de handebol lutou bastante nesta quarta-feira, mas não resistiu à poderosa Dinamarca no Mundial. O time nacional perdeu por 33 a 21 para a favorita, considerada uma das melhores seleções da história, e foi eliminado nas quartas de final, em Oslo, na Noruega. Apesar da eliminação, a seleção masculina se despede com sua melhor campanha da história na competição.

image
Foto: Reprodução/Internet

O Brasil encerra sua participação entre as oito melhores equipes do mundo, com duas derrotas em sete jogos. Até então, o melhor resultado era o nono lugar, em 2019. Na edição passada, em 2023, o time verde e amarelo terminou na 17ª colocação. Na Croácia, Dinamarca e Noruega, o Brasil disputou o Mundial pela 16ª vez consecutiva.

Em Oslo, onde jogou todas as suas partidas, o Brasil superou seleções de tradição e títulos de peso, como a anfitriã Noruega, a Suécia e a Espanha. Nesta quarta, a seleção teve pela frente o adversário mais difícil do campeonato. Invicta neste Mundial, a Dinamarca vinha atropelando rivais na esteira do seu longo histórico de vitórias na modalidade, como o tricampeonato mundial e a medalha de ouro na Olimpíada de Paris-2024.

Diante do rival favorito, o Brasil fez um início de jogo discreto. A Dinamarca se impôs em quadra e abriu 2 a 0. A seleção tinha dificuldades para conter o ataque dinamarquês e passou a fazer faltas em sequência. Os dinamarqueses aproveitaram uma série de tiros de sete metros para fazer 6 a 2.

A diferença no placar chegou a sete, até que a Dinamarca sofreu uma expulsão, o que deixou o Brasil com um jogador a mais em quadra por dois minutos. Ao fim deste período, os brasileiros buscaram boa reação, com destaque para o goleiro Rangel, e reduziram a diferença no placar para 15 a 12.

O segundo tempo contou com roteiro semelhante ao do primeiro nos instantes iniciais. A Dinamarca foi para cima, em ritmo avassalador, e voltou a aumentar a diferença, que chegou a sete. Novamente, a defesa dinamarquesa esbanjava eficiência na marcação a Haniel Langaro, um dos melhores jogadores da seleção. Até a metade da etapa final, ele não conseguira balançar as redes.

Aos poucos, o time dinamarquês ampliou a vantagem, que chegou a 12 gols (31 a 19), e o Brasil mal esboçava uma reação. O jogo, então, caiu de ritmo e as duas equipes ficaram mais de três minutos sem marcar. Com tranquilidade, a Dinamarca passou a fazer rodízio dos seus jogadores, já pensando na semifinal, de olho no tetracampeonato.

O artilheiro do Brasil nesta quarta foi Vinicios Angelo, com sete gols. Pela Dinamarca, Jakobsen, Lauge Schmidt e Gidsel anotaram seis gols cada.

Na semifinal, a Dinamarca vai enfrentar o vencedor do duelo entre Portugal e Alemanha, que se enfrentam ainda nesta quarta. A outra semi terá Croácia, uma das anfitriãs deste Mundial, e França. Estes jogos estão marcados para quinta e sexta. A final será disputada no domingo, em Oslo.

As informações são da  Agência Estado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Bia Ferreira defende pela quarta vez o título mundial dos pesos leves da FIB


A boxeadora Beatriz Ferreira defende pela quarta vez o título mundial dos pesos leves, versão Federação Internacional de Boxe (FIB),…


A boxeadora Beatriz Ferreira defende pela quarta vez o título mundial dos pesos leves, versão Federação Internacional de Boxe (FIB),…

Esportes

Ancelotti dispara sobre chance de Neymar jogar a Copa do Mundo: ‘Não tenho dívida com ninguém’


Após o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2026 nesta sexta-feira, nos Estados Unidos, Carlo Ancelotti mais uma vez…


Após o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2026 nesta sexta-feira, nos Estados Unidos, Carlo Ancelotti mais uma vez…

Esportes

Escócia reencontra Brasil ao voltar à Copa após 28 anos e tem meia indicado à Bola de Ouro


De volta à disputa de uma Copa do Mundo após 28 anos, a Escócia vai reencontrar dois adversários que enfrentou…


De volta à disputa de uma Copa do Mundo após 28 anos, a Escócia vai reencontrar dois adversários que enfrentou…