Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

CAS rejeita recursos de clubes que tentam entrar em grupo do Flamengo no Mundial de Clubes


Por Agência Estado Publicado 06/05/2025 às 11h48
Ouvir: 00:00

A Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) rejeitou de uma só vez três recursos de times relacionados ao Mundial de Clubes da Fifa, a ser disputado entre junho e julho deste ano, sob novo e ampliado formato. O tribunal sustentou decisão da Fifa de excluir o León da competição, por pertencer ao mesmo grupo do Pachuca, este garantido na competição.

Os recursos foram impetrados pelo próprio León, pelo Pachuca e pela Asociación Liga Deportiva Alajuelense (LDA), da Costa Rica. O León e a LDA queriam ficar com a vaga restante no Grupo D, que tem o Flamengo, o Espérance de Tunis e o Chelsea.

Na prática, a decisão da CAS ampara a iniciativa da Fifa de fazer uma partida entre o América, também do México e melhor colocado no ranking da Concacaf, o Los Angeles FC, equipe americana que foi vice-campeão da Concachampions vencida pelo próprio time mexicano em 2023. O vencedor ficaria com a vaga restante no Grupo D.

No julgamento realizado na segunda-feira, em Lausanne, na Suíça, a CAS avaliou três recursos, sendo um deles apresentado pelo Léon e Pachuca, em conjunto, e outro pelo Léon, em separado. Outro foi impetrado pela LDA. O caso também foi rejeitado. Segundo o tribunal, a avaliação será divulgada futuramente, sem data definida.

A disputa principal era entre os clubes mexicanos e a Fifa, que havia vetado, em março, o León no novo Mundial de Clubes. A entidade máxima do futebol mundial alegou que os times infringiram uma das regras do seu regulamento, por terem um proprietário em comum. O León alegou que as estruturas dos clubes eram independentes, mas a defesa não foi acatada nem pela Fifa e nem pela CAS.

“O Painel da CAS emitiu uma Decisão Operacional negando provimento aos três recursos e determinou que o Pachuca e o Club León não cumpriram os critérios do Regulamento de Clubes da Copa do Mundo da FIFA 2025 (Art. 10.1) relativos à propriedade múltipla de clubes. O Painel examinou as evidências, incluindo o fundo do Club León criado pelos proprietários do clube, e concluiu que esse fundo era insuficiente para cumprir os Regulamentos. Consequentemente, o León continua excluído da competição e o Pachuca continua qualificado pelo. Uma sentença completa com os motivos da decisão será emitida oportunamente”, anunciou a CAS.

De acordo com especialistas, a decisão anunciada somente nesta terça-feira não surpreendeu. “O histórico de jurisprudências do CAS mostra um entendimento que a própria Fifa tem a sua competência para definir os seus regulamentos, e que não cabe à CAS contestar ou revogar essa disposição, desde que seja justa e proporcional”, explica o advogado Raphael Paçó Barbieri, especializado em direito desportivo e sócio da CCLA Advogados.

Já o recurso da LDA alegava que nenhum dos dois clubes mexicanos deveriam disputar o Mundial deste ano. E a vaga deveria ficar com o time da Costa Rica, baseando-se para tal no ranking da Concacaf.

O Club Léon, onde joga atualmente o meia-atacante James Rodríguez, lamentou a decisão. “A sentença foi muito dura, os rivais muito influentes, a pressão muito intensa e os interesses muito altos. Como instituição, assumimos o custo e as consequências de um processo assim. Mas quem mais tem sofrido neste caminho foi nossa gente: nossos torcedores mereciam mais respeito por parte de um organismo dedicado a promover o esporte. Mas, desde o início, nenhum princípio esportivo existiu neste caso”, disse o clube, em comunicado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Palmeiras anuncia a compra dos direitos do zagueiro Bruno Fuchs


O Palmeiras acertou nesta quinta-feira (18), a contratação definitiva do zagueiro Bruno Fuchs. O jogador, que defendeu o time paulista…


O Palmeiras acertou nesta quinta-feira (18), a contratação definitiva do zagueiro Bruno Fuchs. O jogador, que defendeu o time paulista…

Esportes

Orçamento do São Paulo prevê déficit de R$ 3 milhões em festa junina e superávit no fim do ano


A proposta orçamentária do São Paulo para 2026 está nas mãos dos integrantes do Conselho Deliberativo. A votação será encerrada…


A proposta orçamentária do São Paulo para 2026 está nas mãos dos integrantes do Conselho Deliberativo. A votação será encerrada…

Esportes

Josh Giddey brilha em vitória dos Bulls sobre Cavaliers na NBA; Grizzlies vencem os Wolves


Com uma grande atuação de Josh Giddey no United Center, o Chicago Bulls fez valer o seu mando de quadra…


Com uma grande atuação de Josh Giddey no United Center, o Chicago Bulls fez valer o seu mando de quadra…