Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Conselho do Flamengo aprova alteração no Estatuto e endurece punições para casos de racismo


Por Agência Estado Publicado 19/08/2025 às 23h10
Ouvir: 00:00
1739674611
Foto: Paula Reis / CRF

O Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou, na noite desta terça-feira, 19, alterações no Estatuto Social do clube. A mudança inclui novos parágrafos que estabelecem o combate ao racismo como princípio norteador da instituição e determinam punições específicas para sócios, dirigentes, atletas, funcionários e prestadores de serviço envolvidos em práticas discriminatórias.

De acordo com o texto aprovado, sócios flagrados em atos racistas poderão ser suspensos por até um ano ou expulsos em caso de reincidência. Já os colaboradores do clube estarão sujeitos à demissão, enquanto contratos com prestadores de serviço poderão ser rescindidos. A medida amplia o alcance da cláusula anti discriminatória já existente no Estatuto desde 1980 e detalhada em 1992, tornando mais explícitas as responsabilidades e penalidades.

A proposta foi aprovada por aclamação, ou seja, de forma unânime entre os conselheiros presentes e conectados de forma remota. A reunião contou com a participação de 246 conselheiros no clube e outros 624 de maneira online.

Nos últimos anos, o Flamengo já vinha promovendo iniciativas relacionadas ao tema. Entre elas estão parcerias com entidades como CUFA, ID_BR e MUHCAB, a produção de uma cartilha de combate ao racismo, cursos de formação para funcionários e campanhas institucionais, como o lançamento da camisa “Antirracismo” e ações de valorização da diversidade.

Além das medidas institucionais, o clube tem voltado atenção também para seus atletas. Jogadores das categorias de base, do basquete e do futebol feminino participam de um ciclo de palestras sobre racismo que se estenderá até outubro, culminando no seminário “Valorização da Cultura Negra no Esporte”.

Ao mesmo tempo, o Flamengo se prepara para o jogo contra o Internacional, nesta quarta-feira, às 21h30, no Beira-Rio, pela partida de volta das oitavas de final da Libertadores. No Maracanã, o time carioca venceu por 1 a 0 e joga pelo empate para avançar.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Filipe Luís aposta em DNA do Flamengo para surpreender PSG na final: ‘Temos nossas armas’


Às vésperas de disputar o compromisso mais importante da temporada, em jogo que vale o título da Copa Intercontinental, contra…


Às vésperas de disputar o compromisso mais importante da temporada, em jogo que vale o título da Copa Intercontinental, contra…

Esportes

Cruzeiro anuncia Tite como novo treinador até o fim de 2026: ‘Orgulho pelo convite”


O Cruzeiro está sob nova direção. O clube mineiro anunciou nesta terça-feira a contratação do técnico Tite para ocupar a…


O Cruzeiro está sob nova direção. O clube mineiro anunciou nesta terça-feira a contratação do técnico Tite para ocupar a…