Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Equador empata em Lima, garante vaga na Copa e praticamente elimina o Peru


Por Agência Estado Publicado 11/06/2025 às 00h30
Ouvir: 00:00
41f42f0c4eb9b357eef7fcda343a96b00fe
Foto: Reprodução/Instagram

O Equador garantiu vaga na Copa do Mundo de 2026, nesta terça-feira, ao empatar sem gols com o Peru, no Estádio Nacional, em Lima, pela 16ª rodada das Eliminatórias sul-americanas. Com o resultado, os equatorianos chegaram aos 25 pontos (segundo lugar), enquanto os peruanos somaram apenas o 12º ponto (nono) e ficaram praticamente fora do Mundial.

As equipes começaram ofensivas, mas sem pontaria. Vite tentou o gol para o Equador, enquanto Andy Polo arriscou pelo Peru, mas ambos erraram o alvo, antes dos primeiros cinco minutos de jogo. O equatoriano Yeboah mandou para a meta, mas Gallese defendeu. Tudo isso antes do quinto minuto de jogo.

A iniciativa ofensiva dos times fez com que os setores defensivos abusassem das faltas, Algumas delas foram cometidas em pouco tempo, diminuindo o ritmo da partida.

Apesar de jogar fora de casa, O Equador tinha o domínio. Aos 14 minutos, Caicedo teve a chance de finalizar, mas também errou na execução. A resposta peruana veio no ataque seguinte com o experiente Paolo Guerrero, que forçou a defesa de Gonzalo Valle.

A acirrada disputa pela boa deixou o jogo truncado. Com muitas faltas de lado a lado, a partida ficou desinteressante na metade da primeira etapa. Uma nova jogada mais ‘aguda’ só foi surgir aos 28 minutos, com o equatoriano Angulo, bloqueado pela zaga peruana.

O jogo voltou a melhorar no final da primeira etapa, quando Yebolah tentou, sem sucesso, novo chute a gol, aos 32 minutos. Aos 35, Os peruanos Zambrano e Andy Polo obrigaram novas intervenções de Gonzalo Valle antes do intervalo.

O equilíbrio na partida permaneceu no início do segundo tempo, com os times se revezando no ataque. Novas oportunidades de gol foram criadas, mas nada de gol. Aos 29 minutos, o zagueiro Alan Franco recebeu cartão vermelho e deixou o Equador com epans dez jogadores em campo.

O técnico Sebastián Beccacece tirou os atacante Angulo e Yeboah para colocar o meio-campista Paéz e o lateral Preciado, mas não impediu o avanço do Peru. López e Flores por pouco não abriram o placar. Chute de Quevedo parou na zaga equatoriana. O entusiasmo peruana foi brecado em parte quando Paéz teve chute defendido por Gallese, aos 36 minutos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

‘Assumo minha responsabilidade e meu erro’, admite Gabigol após pênalti perdido


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…


Conhecido por ser um exímio batedor de pênaltis, Gabigol não conseguiu fazer valer seus méritos neste domingo (14). Na Neo…

Esportes

Dorival reconhece dificuldades do Corinthians, valoriza plantel e pede ‘respeito’ à imprensa


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…


O Corinthians foi a campo neste domingo (14) com a vantagem mínima por ter vencido o Cruzeiro por 1 a…

Esportes

Hugo não estudou cobranças de Gabigol: ‘Se tem alguém que já pegou pênalti dele sou eu’


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…


Herói da classificação do Corinthians à final da Copa do Brasil, Hugo Souzadefendeu duas cobranças na disputa de pênaltis da…