Equipe maringaense de goalball retoma treinos para disputar Série A do Campeonato Brasileiro

Os atletas paralímpicos de goalball que integram a Associação Maringaense dos Amigos do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual (Amacap), retomam os treinos neste sábado, 15, nas dependências do Instituto Estadual de Educação. O objetivo é se preparar para a disputa da série A do Campeonato Brasileiro da modalidade, que deve acontecer no fim deste ano.
A equipe conquistou vaga na Série A depois de ter sido vice-campeã na Série B, no final do ano passado, em disputa que aconteceu na cidade de São Caetano do Sul (SP). Com o título, a Amacap passa a estar entre as 12 melhores equipes de goalball do Brasil, que é tri-campeão mundial na modalidade e conquistou medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020.
A disputa da Série A do Campeonato Brasileiro será no CT Paralímpico, em São Paulo. Segundo o coordenador da equipe e paratleta, Ricardo Vieira, o time está focado nos resultados. “Nosso objetivo é representar cada vez melhor a modalidade tanto em Maringá, como no Paraná”, diz.
Sobre o Goalball
Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual, por isso, a bola, que tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg, conta com um guizo em seu interior, para que os jogadores saibam sua direção. Por ser um esporte que exige percepções tátil e auditiva, não pode haver barulho no ginásio durante a partida.
Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O objetivo é balançar a rede adversária, para isso os arremessos ao gol devem ser rasteiros ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias.
A quadra da modalidade tem as mesmas dimensões das de vôlei e as partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com três minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas.